Valsas de Radamés Gnattali: um estudo histórico-analítico

Autores

  • Nadge Breide Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v23i1.29357

Palavras-chave:

Análise estilística, Radamés Gnattali, música brasileira

Resumo

Este trabalho objetiva evidenciar como Valsas para Piano, de 1939, de Radamés Gnattali reflete, no Brasil dos anos 1930, o diálogo entre os dialetos americanos e as culturas americanas, causado pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e pelo acesso às formas de entretenimento de massa. Após o exame de posturas analíticas (Meyer), aponta-se a recorrência de elementos e de seus desvios, delineados segundo o modelo literário de Sant’Anna e considerações pontuais de Chase, Schwartz- Kates, Lidov e Santos. A avaliação do rótulo de americanizado atribuído ao compositor Radamés Gnatalli (1906-1988) toma por base Schuller, Santos e Garcia & Rodriguez.

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Publicado

2010-10-30

Edição

Seção

Artigos