As três fases da roda de choro, dos pioneiros à Era do Rádio

Autores

  • Henrique Cazes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v29i2.29422

Palavras-chave:

Música brasileira, séc. XIX, século XX, música popular, choro

Resumo

Este estudo aborda a trajetória historiográfica da roda de choro, procurando detalhar as transformações ocorridas no evento ao longo de seis décadas, e propõe uma divisão em três fases. Meio pelo qual a música dos chorões se espalhou pelo Rio de Janeiro e depois por outras partes do país, a roda de choro, entre 1870 e 1930, foi impactada por diferentes momentos políticos e econômicos, bem como por novidades tecnológicas. Nesse recorte de tempo se configuraram duas categorias: os mediadores profissionais e os especialistas amadores, que ao interagirem no plenário da roda de choro, colocaram frente à frente, competição e cumplicidade, diversão e prática musical objetiva. Ao considerarmos a roda de choro como objeto de estudo em separado, se torna possível avançar sobre os motivos que fizeram dessa experiência algo fundamental para a circulação e a durabilidade do Choro até o século XXI.

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Publicado

2016-12-30