“Lugar sonoro” como referencial metodológico: uma proposta conceitual para a análise de filmes históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33466

Palavras-chave:

Soundscape. Lugar de memória. Território. Autenticidade. Lugar sonoro.

Resumo

Assumindo a premissa de que parte significativa da consciência histórica do presente é modelada a partir a experiência cinematográfica, tomamos por base a proposta de William Guynn (2006) de que podemos pensar os filmes sobre recortes históricos enquanto “lugares de memória” e a de Natalie Zemon Davis (1986) de que a identificação do público para com um filme se daria pautada sobre uma impressão de autenticidade em lugar da fidedignidade factual propriamente dita. No entanto, atentando especificamente para a trilha sonora e o design de som desses filmes, propomos a ideia do “lugar sonoro”, historicamente localizável e reconhecido, por vezes não necessariamente correspondente à verdade cientificamente conhecida, mas que corresponde à ideia que se tem socialmente acerca do objeto, enquanto alternativa conceitual para esse tipo de objeto.

Biografia do Autor

Daniel Dória, UFPR

Doutor em História pela UFPR, especializado em história da música, com destaque para o blues estadunidense. Dedica-se ainda aos estudos acerca da teoria e filosofia da História.

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Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Dossiê temático