Os diálogos dos personagens como geradores da violência: estudo sobre filmes brasileiros

Autores

  • Débora Opolski UFPR

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i1.33620

Palavras-chave:

Diálogo cinematográfico. Violência. Som do filme.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os diálogos dos personagens nos filmes brasileiros de ficção comercial produzidos após Cidade de Deus (2002), que possuem narrativas versando sobre organizações criminosas e tráfico de drogas. De modo geral, são filmes que possuem a palavra falada como elemento principal da narrativa. Os diálogos dos personagens deste conjunto de filmes possuem características singulares na forma da fala, que os diferenciam de outras produções. Essas características são as principais geradoras da violência, explícita e implícita. Utilizando exemplos, pretendemos demonstrar que estes filmes são estruturados na palavra falada, utilizam a palavra como um ato de fala e a transformam em símbolos que representam a violência através da linguagem diferenciada, da verborragia cômica, da hipermasculinidade ressaltada e do uso de obscenidades e palavras de baixo calão.

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Publicado

2020-08-02

Edição

Seção

Dossiê temático