Villa-Lobos, identidade nacional e história no Cinema Novo: uma análise a partir de Deus e o diabo na terra do sol

Autores

  • Luíza Alvim Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v32i2.36078

Palavras-chave:

Música no cinema. Villa-Lobos. Cinema Novo. Identidade nacional.

Resumo

Partimos do filme Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964) para analisar a utilização de obras de Villa-Lobos nele e em outros três filmes do Cinema Novo brasileiro: O desafio (Paulo César Saraceni, 1965), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967) e Os herdeiros (Carlos Diegues, 1968-1970). Estes três últimos tanto se relacionam entre si pela sua temática, quanto com o referido longa-metragem anterior de Glauber Rocha em diversas instâncias, como a musical e a suas associações de sentido ao que seria, para esses diretores, a identidade nacional. Mesmo com suas contradições, Villa-Lobos e sua música acabam se tornando muito representativos dessa identidade nos filmes do Cinema Novo, uma “alegoria da pátria”, como propôs Guerrini Júnior (2009).

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Publicado

2020-07-05

Edição

Seção

Dossiê temático