Entre música e textos: memória e representação de Carlos Gomes através da “Sociedade Symphonica Campineira”

Resumo
Carlos Gomes pode ser considerado, no contexto cultural e histórico em que sua trajetória musical inscreve-se, o principal compositor brasileiro de seu tempo. No campo das representações, sua imagem de artista também obteve grande repercussão no Brasil e em sua cidade natal, Campinas, nos séculos XIX e XX. Nessa cidade, durante os anos 1930, a Sociedade Symphonica Campineira, enquanto instituição musical, estabeleceu um interessante diálogo com a figura do compositor conterrâneo. O artigo busca identificar as formas de representação e de preservação da memória de Gomes através da orquestra sinfônica local em seu repertório e textos, a partir das referências e memórias do músico até então construídas na cidade e no país.
Palavras-chave
Antonio Carlos Gomes, Sociedade sinfônica, Memória, Representação.
Biografia do Autor
Mariana de Oliveira Candido
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Música pela mesma instituição e Bacharel em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Com publicações nos Anais de Congressos da ANPPOM e na Revista Música, desenvolve pesquisa em torno da Sociedade Sinfônica Campineira (1929–1953) com foco nas relações entre Música e História, Sociedade e Cultura.
Lenita Waldige Nogueira
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Música pela UNICAMP, é professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde leciona as disciplinas “História da Música”, “História da Música Brasileira” e “Apreciação Musical”. Atua ainda como Docente do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição, orientando Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado, e como curadora do Museu Carlos Gomes de Campinas. Tem como foco principal de pesquisa a música brasileira dos séculos XVIII e XIX. Autora de diversos livros, é colaboradora assídua de diversas revistas e publicações.