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Arthur Moreira Lima: eulogia por ocasião da concessão do título de “Doutor Honoris Causa” pela UFRJ

Resumo

Relatório elaborado pelos autores com vistas à concessão do título de Doutor Honoris Causa ao pianista Arthur Moreira Lima pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ocorrida em Sessão Solene do Conselho Universitário da UFRJ no dia 24 de setembro de 2024.

Palavras-chave

Arthur Moreira Lima, Doutor Honoris Causa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

João Vidal

Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin (2011), com Mestrado e Graduação em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professor Associado da Escola de Música da UFRJ. Bolsista de agências como DAAD, CAPES, CNPq e Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu distinções como o “1º Prêmio José Maria Neves” da ANPPOM (2005), o “Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música” (2012) e, por seu livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade (2014), o “Prêmio Concerto 2014” da Revista Concerto. Coautor de edição crítica, traduzida e comentada da História da música no Brasil: dos tempos coloniais aos nossos dias (1549–1925) de Vincenzo Cernicchiaro (2022). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ  (Linha de Pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”) e líder do Grupo de Pesquisa CAPES-CNPq “Núcleo de Pesquisas em Edição Musical da UFRJ”, é desde 2019 editor-chefe da Revista Brasileira de Música. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (2019–2024).

Giulio Draghi

Professor Associado da Escola de Música da UFRJ, Doutor em Música (dma) pela University of Miami como bolsista da CAPES, com pesquisa sobre o pianista e compositor Carl Tausig levando à estreia mundial da transcrição pianística da Faust-Symphonie de Liszt em 2011. É detentor de inúmeros primeiros prêmios em concursos nacionais de piano, tendo se apresentado como solista junto às principais orquestras brasileiras em espaços como Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal (Rio de Janeiro), Palácio das Artes (Belo Horizonte) e Teatro Cláudio Santoro (Brasília). Dentre suas gravações, destaca-se o registro ao vivo da integral dos Estudos de Chopin, lançado em DVD em 2017. Editor do Método de pianoforte do Pe. José Maurício (Irmãos Vitale, 2000), assinou ainda a direção artística e de pesquisa do livro Guiomar Novaes do Brasil (Kapa Editorial, 2011), sendo ainda coautor de edição crítica, traduzida e comentada da História da música no Brasil: dos tempos coloniais aos nossos dias (1549–1925) de Vincenzo Cernicchiaro (2022).

Maria José Di Cavalcanti

Professora de piano da Escola de Música da UFRJ, é Doutora em Música (DMA) na área de Piano Performance pela Louisiana State University, onde também estudou Pedagogia do Piano Composição. Frequentou ainda a Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha como bolsista do Deutscher Musikrat. Integrou o grupo de música antiga Syntagma (Fortaleza, Ceará), junto ao qual atuou como cravista e multi-instrumentista, apresentando-se também em especial como intérprete das obras do compositor brasileiro Liduino Pitombeira. Como compositora, participou de mostras e eventos como o VI International Conference MUSMAT, as XXX e XXXI edições do Panorama da Música Atual da UFRJ, e as XXIVe XXV edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte.