Cinco compositores brasileiros em perspectiva transnacional: ensaios sobre a música brasileira dos séculos XIX e XX

Resumo
Os quatro ensaios aqui compilados enfocam cinco compositores brasileiros dos séculos XIX e XX em sua inserção em contextos internacionais de atuação, reflexão e pesquisa, evidenciando assim o dinâmico trânsito de concepções e tendências estéticas e técnicas que caracteriza muito da história da música no Brasil. Os dois primeiros textos tratam de Henrique Alves de Mesquita e Elpídio de Brito Pereira, revelados em suas conexões com a França e mais especificamente com Paris. No terceiro, a relação de Carlos Gomes com a Itália é examinada “a partir de uma posição italiana e ítalo-brasileira”, o que significa dizer aqui pelas lentes de Vincenzo Cernicchiaro. No quarto e último texto, José Maurício Nunes Garcia e Heitor Villa-Lobos são considerados no âmbito dos estudos das relações Alemanha-Brasil e Áustria-Brasil.
Palavras-chave
Música brasileira, Musicologia culturalmente orientada, Alves de Mesquita, Elpídio Pereira, José Maurício, Villa-Lobos.
Biografia do Autor
Antonio Alexandre Bispo
Após estudos no Conservatório Musical Carlos Gomes no Conservatório Musical do Jardim América (1966, 1971), obteve o título de Bacharel Arquitetura e Urbanismo (1972) pela Universidade de São Paulo (1972), completando ainda estudos de Graduação em Composição e Regência (1973) e Licenciatura Plena em Educação Musical (1972) pela Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo, onde cursou ainda especializações em Etnomusicologia, Elementos de Música Contemporânea e História da Música (1972–1974). Em 1979 obteve o título de Doutor em Musicologia, Antropologia Cultural, História da Arte pela Philosophische Fakultät da Universität zu Köln, realizando a seguir Pós-Doutorado na mesma universidade (1981). Docente do Musikwissenschaftliches Institut da Universität zu Köln, é Presidente da Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft, Diretor do Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes (ISMPS), com publicações nos campos da antropologia simbólica, do diálogo de culturas e religiões, da etnomusicologia, dos fundamentos da cultura, da interdisciplinaridade e das tradições populares.