A publicação do sexto volume do “Boletín Latino-Americano” no Brasil: contextos, redes e enredos

Resumo
O lugar do Boletín Latino Americano de Música (BLAM) no contexto da musicologia, nomeadamente o derradeiro volume dedicado à música no Brasil e o impacto da iniciativa de seu editor, Francisco Curt Lange (1903–1997), são determinantes para entender uma rede de sociabilidade de intelectuais e músicos da primeira metade do século XX, intrinsecamente ligada à praxeologia e aos temas que orientavam as principais correntes de pensamento da época. Este trabalho, baseado essencialmente no levantamento documental realizado no Acervo Curt Lange da UFMG e na análise epistolar sobre o processo de organização do BLAM VI, apresenta uma narrativa sobre a idealização deste volume, a sua formalização, os enredos no processo de organização e edição, a projeção de dois volumes posteriores e os impactos dos bastidores na descontinuidade do BLAM.
Palavras-chave
Curt Lange, Boletim Latino-Americano, Musicologia brasileira, Música e política, Praxeologia musicológica.
Biografia do Autor
Edite Rocha
Professora Adjunta de Musicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora CNPq, com Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal, 2010) com apoio da FCT, Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro (Portugal, 1999). Sua Tese de Doutorado em Musicologia Histórica recebeu o “Prêmio de Investigação Histórica D. Manuel I” (2011). Líder do Grupo de Pesquisa “Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros” (CEAMM/CNPq), realizou Pós-Doutorado no Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da FCT e King’s College London/Brazil Institute. Coordenadora Acervo Curt Lange/Rede de Museus da UFMG (desde 2015) e do Grupo de Estudos internacional sobre “Francisco Curt Lange” da ARLAC (Associação Regional da América Latina e Caribe, Internacional Musicological Society), é colaboradora do “Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira” do CESEM/NOVA FCSH (Portugal) e do “Núcleo de Estudos de Música Brasileira” da UFMG. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (2021–2023).
Natália Braga
Graduada e Mestra em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), curso atualmente o Doutorado na Linha de Pesquisa “Música e Cultura” do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição com apoio da CAPES. Pesquisadora colaboradora do Acervo Curt Lange/Rede de Museus da UFMG, integra ainda o Grupo de Pesquisa “Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros” e o “Núcleo de Estudos de Música Brasileira” da UFMG (NEMUB/CNPq).