Antônio dos Santos Cunha: um imaginário musicológico revisitado
Resumo
O artigo propõe uma revisão crítica ampliada da trajetória e do imaginário histórico em torno do compositor Antônio dos Santos Cunha (c. 1780–1830), figura destacada no repertório sacro mineiro. Embora sua música tenha permanecido em circulação nas práticas litúrgicas de São João del-Rei (Minas Gerais, Brasil) ao longo do século XIX, sua memória tem sido marcada por uma escassez de informações desproporcional ao impacto de sua produção musical. A partir do cruzamento de fontes diversas, centrando-se na análise de fragmentos que compõem uma linha do tempo em perspectiva, o estudo articula a trajetória, vínculos familiares, mobilidade atlântica, profissionalização musical e contexto geopolítico para compreender Antônio dos Santos Cunha como um sujeito histórico multifacetado, cuja relevância musical se construiu no entrelaçamento entre práticas culturais, estruturas de poder e mecanismos de memória.
Palavras-chave
Biografia musicológica, Música no Antigo Regime tardio, Música sacra mineira, Circulação musical transatlântica
Biografia do Autor
Rodrigo Pardini
Doutor e Mestre em Música e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Metodologia de Pesquisa em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Alfamérica e Licenciatura em Piano pelo Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG-SJDR) e associado dos Grupos de Pesquisa “Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros” (CEAMM/CNPq) e “Núcleo de Estudos em Música Brasileira” (NeMuB/cnpq), tem atuação voltada a temas como arquivos administrativos, acervos musicais e estudos sobre a música em São João del-Rei entre os séculos XVIII e XX. É professor na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, da Prefeitura Municipal de Divinópolis, Minas Gerais.
Edite Rocha
Professora Adjunta de Musicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora CNPq, com Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal, 2010) com apoio da FCT, Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro (Portugal, 1999). Sua Tese de Doutorado em Musicologia Histórica recebeu o “Prêmio de Investigação Histórica D. Manuel I” (2011). Líder do Grupo de Pesquisa “Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros” (CEAMM/CNPq), realizou Pós-Doutorado no Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da FCT e King’s College London/Brazil Institute. Coordenadora do Acervo Curt Lange/Rede de Museus da UFMG (desde 2015) e do Grupo de Estudos internacional sobre “Francisco Curt Lange” da ARLAC (Associação Regional da América Latina e Caribe, Internacional Musicological Society), é colaboradora do “Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira” do CESEM/NOVA FCSH (Portugal) e do “Núcleo de Estudos de Música Brasileira” da UFMG. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (2021–2023).
