Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Autores

  • Genoveva Batista do Nascimento UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Maria Meriane Vieira da Rocha UFPB
  • Patricia Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.11219

Palavras-chave:

Regime de Informação. Ações de Mediação. Ações Formativas. Artefatos de Informação. Objetos de Aprendizagem. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi.

Resumo

Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.

Biografia do Autor

Genoveva Batista do Nascimento, UFPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Projeto LTi.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraiba. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq).

Maria Meriane Vieira da Rocha, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Projeto LTi.

Patricia Silva, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Assistente da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Projeto LTi.

Downloads

Publicado

18-09-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa