Focaliza a biblioterapia identificando conceitos, práticas, contribuições e utilização de elementos lúdicos dentre os quais os livros como coadjuvante na prevenção e realização de terapias. Associa a responsabilidade social (RS) do bibliotecário que ao realizar tais funções possibilita que as práticas se voltem para o lado humanístico e social da profissão. Tem como objetivoapresentar o conceito dos termos, associando a biblioterapia e RS ao contexto da atuação bibliotecária. Metodologicamente apesquisa foi exploratória, qualitativa e bibliográfica. Conclui que a biblioterapia e a RS presentes no contexto do agir bibliotecário são compreendidas por evidenciar a relevância da leitura e seu poder transformador, correlacionando-a a significativa importância do fazer bibliotecário, em construir um ambiente de leitura e informação, mas principalmente em promover a construção de usuários conscientes, destacando a importância da prática biblioterapêutica e de ações responsáveis que norteiam as atividades de todos os profissionais.
Biografia do Autor
Fernanda Bernardo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Bibliotecária na Universidade Federal de Pernambuco
Joana Coeli Ribeiro Garcia
Profª do Curso de Biblioteconomia da UFPB; Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.