Interfaces entre a biblioterapia e a responsabilidade social do bibliotecário

Auteurs-es

  • Fernanda Bernardo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia

DOI :

https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.19215

Mots-clés :

Biblioterapia. Leitura. Responsabilidade social. Bibliotecários. Atividades lúdicas.

Résumé

Focaliza a biblioterapia identificando conceitos, práticas, contribuições e utilização de elementos lúdicos dentre os quais os livros como coadjuvante na prevenção e realização de terapias. Associa a responsabilidade social (RS) do bibliotecário que ao realizar tais funções possibilita que as práticas se voltem para o lado humanístico e social da profissão. Tem como objetivo apresentar o conceito dos termos, associando a biblioterapia e RS ao contexto da atuação bibliotecária. Metodologicamente a pesquisa foi exploratória, qualitativa e bibliográfica. Conclui que a biblioterapia e a RS presentes no contexto do agir bibliotecário são compreendidas por evidenciar a relevância da leitura e seu poder transformador, correlacionando-a a significativa importância do fazer bibliotecário, em construir um ambiente de leitura e informação, mas principalmente em promover a construção de usuários conscientes, destacando a importância da prática biblioterapêutica e de ações responsáveis que norteiam as atividades de todos os profissionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Bernardo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Bibliotecária na Universidade Federal de Pernambuco

Joana Coeli Ribeiro Garcia

Profª do Curso de Biblioteconomia da UFPB; Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

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Publié-e

2018-12-31

Comment citer

Ferreira, F. B., & Garcia, J. C. R. (2018). Interfaces entre a biblioterapia e a responsabilidade social do bibliotecário. Revista Conhecimento Em Ação, 3(2), 107–119. https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.19215

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa