Ergonomia física nas salas de leitura da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Caroline Marinho Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30554

Palavras-chave:

Ergonomia física em Bibliotecas Universitárias, Ergonomia em salas de leitura, Conforto ergonômico, Conforto ergonômico em salas de leitura.

Resumo

A ergonomia focaliza a adequação do ambiente de trabalho ao homem, contribuindo para a melhoria de processos, produtividade, saúde e qualidade de vida. Por seu caráter interdisciplinar envolve a relevância da aplicação, identificando fatores que interferem no bem-estar do homem. As salas de leitura da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)recebem funcionários, alunos e o público que buscaminformações, e as utilizampara atualização e formação acadêmica. E se constituem no locus desta pesquisa que estuda conforto e adequação do mobiliário às normas ergonômicas. O objetivo macro é verificar a adequação do mobiliário das salas de leitura da BC da UFPB, em termos dealtura e largura de mesas e cadeiras, distância entre estantes e estrutura física dos usuários, considerando os tipos básicos definidos por Iida e Guimarães (2016), e interferências em suas condições fisiológicas. Para tanto, foram feitas medições dos mobiliários das salas de leitura, utilizando fita métrica com subdivisão em centímetros, verificando a compatibilidade às normas e adequação de utilização pelos usuários. Dos resultados, foi possível concluir que a Biblioteca Central da UFPB necessita realizar adequação em seu mobiliário para atender às diferentes estruturas fisiológicas dos usuários, proporcionando a todos o bem-estar almejado, especialmente por atender usuários que para lá se deslocam e usam seus espaços por horas seguidas.

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

Marinho, C., & Garcia, J. C. R. (2019). Ergonomia física nas salas de leitura da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Revista Conhecimento Em Ação, 4(2), 65–88. https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30554

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa