A produção científica relacionada a fake news: uma análise bibliométrica na base de dados Scopus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.28288

Palavras-chave:

Análise Bibliométrica, Fake News, Information Disorders. Produção científica

Resumo

A disseminação de notícias falsas tem se tornado uma preocupação constante, uma vez que seus efeitos podem ser nocivos em esferas sociais de uma sociedade. Desta maneira, fez-se necessário o mapeamento do tema Fake News na literatura científica indexada na base de dados Scopus para melhor compreender esse fenômeno e suas causas e/ou motivações. Foram recuperados 325 artigos e analisadas as principais temáticas relacionadas ao tema, fontes de informação e áreas relacionadas com o tema. Foi possível observar um notório crescimento entre os anos de 2017 e 2018, e, forte relação com as eleições presidências de 2016 de 2016 e com a saída do Reino Unido da União Europeia.

Biografia do Autor

Rafael Cacciolari Dalessandro, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Marília/SP.

Rafael Gutierres Castanha, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Presidente Prudente/SP, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Marília/SP. Atuação: Estudos Métricos da Informação.

Wilson Roberto Veronez Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP

Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP e Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Marília/SP.

Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa