Currículo e letramento informacional: uma ligação necessária

Autores

  • Andrea Pereira Santos Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG https://orcid.org/0000-0001-5410-5500
  • Suely Aquino Henrique Gomes Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG
  • Benjamim Pereira Vilela Professor do Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.28895

Palavras-chave:

Currículo. Letramento informacional. Aprendizagem

Resumo

Propõe-se, a partir de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, uma discussão sobre as teorias curriculares e seus aportes teóricos e metodológicos, bem como sua aplicação, com o propósito de contribuir para que os estudantes compreendam os contextos sociais, culturais e científicos que os cercam. Além disso, pretende-se demonstrar como os processos de letramento informacional podem auxiliar na melhor aplicação do currículo. Conclui-se que os desafios são grandes, porém a escola e seus profissionais devem sempre levantar discussões como essas durante suas semanas pedagógicas, encontros científicos e cursos de formação continuada, seja na pós-graduação ou no aperfeiçoamento. São essas reflexões que fazem diferença e podem contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizado dos nossos estudantes. Um aprendizado que vá além dos muros da sala de aula.

Biografia do Autor

Andrea Pereira Santos, Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás

Suely Aquino Henrique Gomes, Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Benjamim Pereira Vilela, Professor do Instituto Federal de Goiás

Professor do Instituto Federal de Goiás

Publicado

24-06-2020

Edição

Seção

Artigos de Revisão