Currículo e letramento informacional: uma ligação necessária

Autores/as

  • Andrea Pereira Santos Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG https://orcid.org/0000-0001-5410-5500
  • Suely Aquino Henrique Gomes Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG
  • Benjamim Pereira Vilela Professor do Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.28895

Palabras clave:

Currículo. Letramento informacional. Aprendizagem

Resumen

Propõe-se, a partir de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, uma discussão sobre as teorias curriculares e seus aportes teóricos e metodológicos, bem como sua aplicação, com o propósito de contribuir para que os estudantes compreendam os contextos sociais, culturais e científicos que os cercam. Além disso, pretende-se demonstrar como os processos de letramento informacional podem auxiliar na melhor aplicação do currículo. Conclui-se que os desafios são grandes, porém a escola e seus profissionais devem sempre levantar discussões como essas durante suas semanas pedagógicas, encontros científicos e cursos de formação continuada, seja na pós-graduação ou no aperfeiçoamento. São essas reflexões que fazem diferença e podem contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizado dos nossos estudantes. Um aprendizado que vá além dos muros da sala de aula.

Biografía del autor/a

Andrea Pereira Santos, Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás

Suely Aquino Henrique Gomes, Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Professora Aposentada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Benjamim Pereira Vilela, Professor do Instituto Federal de Goiás

Professor do Instituto Federal de Goiás

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Santos, A. P., Gomes, S. A. H., & Vilela, B. P. (2020). Currículo e letramento informacional: uma ligação necessária. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 125–142. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.28895

Número

Sección

Artigos de Revisão