Jornal Movimento: Uma análise na memória social, discurso político e midiático, imprensa alternativa e informação.

Autores

  • Luiz Gustavo Soares Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio José Barbosa de Oliveira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2955

Palavras-chave:

Jornal Movimento, Informação, Memória Social, Discurso Político, Discurso Midiático, Imprensa Alteernativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar uma análise de conceitos informacionais em Memória Social, Discurso Midiático e Politico, Imprensa Alternativa e principalmente a Informação, alicerce deste curso em relação ao suporte informacional pesquisado, o periódico semanal “Jornal Movimento” que circulou de julho de 1975 a novembro de 1981 em pleno período da ditadura civil- militar (1964-1985), no qual lutava pelos direitos de comunicação e dos direitos civis contra uma repressão sustentada no Ato institucional nº 5 (AI-5). A metodologia utilizada na pesquisa foi pautada na análise de conteúdo informacional em algumas capas e suas respectivas manchetes, buscando-se perceber nos acontecimentos e fatos registrados neste jornal os conceitos utilizados em uma linguagem simples, politizada e objetiva junto ao seu público.

Biografia do Autor

Antonio José Barbosa de Oliveira, UFRJ

Doutor em Memória Social (Unirio). Docente (UFRJ). ViceDecano e Superintendente Administrativo do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE-UFRJ).

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

Castro, L. G. S., & Oliveira, A. J. B. de. (2016). Jornal Movimento: Uma análise na memória social, discurso político e midiático, imprensa alternativa e informação. Revista Conhecimento Em Ação, 1(1). https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2955

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa