O papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30201Palavras-chave:
Biblioteca Universitária – Polo de apoio presencial, Educação a Distância, Atuação do bibliotecário.Resumo
Resumo
A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.
Resumo
A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.