Gestão da informação acadêmica: uma proposta de implantação de Secretaria Acadêmica Digital em um Centro de Pesquisa e Ensino

Autores

  • Annelise Pimentel Cavalcante Especialista em Gestão e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário CESMAC. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas.
  • Felipe Mozart de Santana Nascimento Professor Convidado Pós Graduação em Gestão e Tecnologia em Ciência da Informação, Centro Universitário CESMAC. https://orcid.org/0000-0002-1134-8147

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.34597

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Acesso à Informação, Secretaria Acadêmica Digital.

Resumo

Objetiva realizar um diagnóstico para implantação de uma Secretaria Acadêmica Digital no Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas a fim de otimizar o acesso às informações para o seu público interno e externo. Os objetivos específicos visam caracterizar Decretos e Portarias sobre a criação de uma SAD, identificar as contribuições da implantação de uma SAD e mapear os processos para implantação da SAD para o CEPEM. Os procedimentos metodológicos utilizados são as pesquisas bibliográfica, exploratória e metodológica. No referencial teórico foram enfatizados conceitos pertinentes à Gestão da Informação, Acesso à Informação e Secretaria Acadêmica Digital. Esta pesquisa é resultado do estudo realizado sobre a SAD de modo a ser útil para um melhor entendimento sobre a implantação desta secretaria em consideração ao Decreto 9235 de 2017 (Art. 21) e às Portarias 1224 de 2013, 22 de 2017 (Art. 42 e 43), e 315 de 2018 (Art. 45 e 46) que tratam sobre a criação de uma SAD. A intenção é propor a implantação desta para oferecer uma melhor otimização no acesso às informações com mais celeridade tanto para o público discente quanto docente da instituição. Os resultados do estudo apresentaram informações que tratam da Caracterização do Decreto e de Portarias orientados à criação de uma SAD e são listadas as contribuições da implantação desta secretaria, além disso apresenta um mapeamento dos processos para a implantação.

Biografia do Autor

Annelise Pimentel Cavalcante, Especialista em Gestão e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário CESMAC. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas.

Pós-Graduanda em Gestão de Tecnologia em Ciência da Informação do Centro de Ensino Superior de Maceió. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação - Biblioteconomia, Arquivologia e Documentação. Suas áreas de maior interesse são: Tecnologia da Informação, Organização da Informação na web.

Felipe Mozart de Santana Nascimento, Professor Convidado Pós Graduação em Gestão e Tecnologia em Ciência da Informação, Centro Universitário CESMAC.

Professor convidado da Pós Graduação em Gestão e Tecnologia em Ciência da Informação pelo Centro Universitário CESMAC. Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. specialista em Gestão e Qualidade da Tecnologia da Informação e Comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento, na Linha de Pesquisa Organização do Conhecimento e as Tecnologias de Informação. 

Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa