Gestão da informação acadêmica: uma proposta de implantação de Secretaria Acadêmica Digital em um Centro de Pesquisa e Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.34597Palabras clave:
Gestão da Informação, Acesso à Informação, Secretaria Acadêmica Digital.Resumen
Objetiva realizar um diagnóstico para implantação de uma Secretaria Acadêmica Digital no Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas a fim de otimizar o acesso às informações para o seu público interno e externo. Os objetivos específicos visam caracterizar Decretos e Portarias sobre a criação de uma SAD, identificar as contribuições da implantação de uma SAD e mapear os processos para implantação da SAD para o CEPEM. Os procedimentos metodológicos utilizados são as pesquisas bibliográfica, exploratória e metodológica. No referencial teórico foram enfatizados conceitos pertinentes à Gestão da Informação, Acesso à Informação e Secretaria Acadêmica Digital. Esta pesquisa é resultado do estudo realizado sobre a SAD de modo a ser útil para um melhor entendimento sobre a implantação desta secretaria em consideração ao Decreto 9235 de 2017 (Art. 21) e às Portarias 1224 de 2013, 22 de 2017 (Art. 42 e 43), e 315 de 2018 (Art. 45 e 46) que tratam sobre a criação de uma SAD. A intenção é propor a implantação desta para oferecer uma melhor otimização no acesso às informações com mais celeridade tanto para o público discente quanto docente da instituição. Os resultados do estudo apresentaram informações que tratam da Caracterização do Decreto e de Portarias orientados à criação de uma SAD e são listadas as contribuições da implantação desta secretaria, além disso apresenta um mapeamento dos processos para a implantação.