O comportamento informacional no tratamento de feridas varia conforme o uso de dispositivos digitais e as necessidades dos usuários?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.43146

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Enfermagem, Saúde, Ferimentos e lesões

Resumo

Ainda que a literatura relate estudos sobre o comportamento informacional de enfermeiros, entende-se pouco sobre os aspectos relacionados a esses comportamentos. Diante disso, este trabalho investigou se e como variam os comportamentos informacionais durante o tratamento de feridas quando variam os usos de dispositivos digitais e as necessidades de informações sobre as feridas. Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva a partir de dados coletados de 566 participantes de quase todos os estados brasileiros, no primeiro bimestre de 2020. Observou-se variações no uso das fontes, na frequência de obtenção e no modo de registro de informações conforme variava o uso de dispositivos digitais e as necessidades informacionais durante o tratamento de feridas. As maiores variações foram identificadas entre as necessidades informacionais e os modos de registro utilizados pelos participantes, com até 28% de diferença. As demais variações investigadas chegaram até 13%, 11%, 9% e 8%. Observou-se tendências de similaridade, de aumento e diminuição nessas variações.

Biografia do Autor

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela PUC-Rio

Publicado

19-12-2021

Como Citar

Silva, B. S. da, & Silva, P. V. M. da. (2021). O comportamento informacional no tratamento de feridas varia conforme o uso de dispositivos digitais e as necessidades dos usuários?. Revista Conhecimento Em Ação, 6(2), 52–71. https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.43146

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa