O valor sociocientífico do Repositório Filatélico Brasileiro: um estudo conceitual

Ana Beatriz da SIlva Santana, Diego Andres Salcedo

Resumo


Apresenta o resultado final de pesquisa no contexto do Grupo de Pesquisa METIC (ex- Imago e Humanidades Digitais) vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo foi realizar um estudo conceitual sobre o valor sociocientífico do Repositório Filatélico Brasileiro - REFIBRA. De natureza teórica e exploratória com relação aos objetivos utilizou quanto aos procedimentos metodológicos o modelo de análise bibliográfica. Foram estudados e discutidos, em grupo, textos de áreas como Filosofia e História das Ciências, Sociologia da Ciência, Filosofia da Tecnologia e Ciência da Informação. Os artigos científicos da Ciência da Informação foram encontrados na Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. Os demais textos, em sua maioria livros, foram trazidos pelo orientador. A exposição dos resultados foi realizada tanto de forma escrita (Relatório) quanto figuras e gráficos. Para tabular os dados e gerar os gráficos foi utilizado o software Excel. Para elaborar as figuras foi utilizado o software livre Infogram. Como principal resultado da pesquisa foi identificado que o repositório articula elementos científicos, tecnológicos e sociais na medida em que gera valor sociocientífico para a sociedade seja pela sua produção científica seja pelo acesso público à memória e ao patrimônio filatélico nacional.


Palavras-chave


Ciência; REFIBRA; Valor

Texto completo:

PDF EPUB HTML


DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.49057

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Conhecimento em Ação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2525-7935

Bases de Dados e Diretórios
 
Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação  Latindex Perfil da Revista Conhecimento em Ação no Google Acadêmico