O valor sociocientífico do Repositório Filatélico Brasileiro: um estudo conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.49057

Palavras-chave:

Ciência, REFIBRA, Valor

Resumo

Apresenta o resultado final de pesquisa no contexto do Grupo de Pesquisa METIC (ex- Imago e Humanidades Digitais) vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo foi realizar um estudo conceitual sobre o valor sociocientífico do Repositório Filatélico Brasileiro - REFIBRA. De natureza teórica e exploratória com relação aos objetivos utilizou quanto aos procedimentos metodológicos o modelo de análise bibliográfica. Foram estudados e discutidos, em grupo, textos de áreas como Filosofia e História das Ciências, Sociologia da Ciência, Filosofia da Tecnologia e Ciência da Informação. Os artigos científicos da Ciência da Informação foram encontrados na Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. Os demais textos, em sua maioria livros, foram trazidos pelo orientador. A exposição dos resultados foi realizada tanto de forma escrita (Relatório) quanto figuras e gráficos. Para tabular os dados e gerar os gráficos foi utilizado o software Excel. Para elaborar as figuras foi utilizado o software livre Infogram. Como principal resultado da pesquisa foi identificado que o repositório articula elementos científicos, tecnológicos e sociais na medida em que gera valor sociocientífico para a sociedade seja pela sua produção científica seja pelo acesso público à memória e ao patrimônio filatélico nacional.

Biografia do Autor

Ana Beatriz da SIlva Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Biblioteconomia na UFPE.

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação. Professor no Dep. de Ciência da Informação da UFPE. Coordenador do Grupo METIC.

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Santana, A. B. da S., & Salcedo, D. A. (2022). O valor sociocientífico do Repositório Filatélico Brasileiro: um estudo conceitual. Revista Conhecimento Em Ação, 7(1), 61–79. https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.49057

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa