Planejamento em Unidades de Informação: diretrizes e indicadores para o diagnóstico organizacional de bibliotecas multiníveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i2.50787

Palavras-chave:

Planejamento em unidades de informação. Diagnóstico organizacional. Bibliotecas multiníveis.

Resumo

Aborda o planejamento em unidades de informação no contexto das bibliotecas dos Institutos Federais, que atendem diferentes perfis de usuários, devendo oferecer serviços e produtos característicos de bibliotecas escolares, universitárias e especializadas. Focaliza a etapa de diagnóstico organizacional, que identifica as potencialidades e limitações da instituição, com base em indicadores de qualidade oriundos de convenções técnicas nacionais e internacionais. Diante disso, parte da seguinte questão problema: que indicadores devem ser utilizados para identificar os pontos fortes, os pontos fracos e os pontos neutros das bibliotecas dos Institutos Federais? Objetiva identificar categorias a serem analisadas no processo de diagnóstico em unidades de informação e indicadores de qualidade, relacionados à estrutura física, nos documentos regulatórios que estabelecem diretrizes para bibliotecas com características similares às bibliotecas dos Institutos Federais. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo. Em suas considerações finais, evidencia a importância do planejamento em bibliotecas; constata que a análise de conteúdo de diretrizes para bibliotecas escolares, bibliotecas universitárias e sobre acessibilidade possibilitou a identificação de importantes indicadores sobre estrutura física das bibliotecas dos Institutos Federais; e que a padronização dos conceitos e das formas de coleta dos dados no diagnóstico organizacional beneficiará o trabalho em rede realizado nos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Rosana de Vasconcelos Sousa, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutoranda em Difusão do Conhecimento pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Elieny do Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra
em Ciência da Informação pela Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Professora do curso
de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional
em Biblioteconomia da Universidade Federal do
Cariri (UFCA).

Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa