Planejamento em Unidades de Informação: diretrizes e indicadores para o diagnóstico organizacional de bibliotecas multiníveis
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v7i2.50787Palabras clave:
Planejamento em unidades de informação. Diagnóstico organizacional. Bibliotecas multiníveis.Resumen
Aborda o planejamento em unidades de informação no contexto das bibliotecas dos Institutos Federais, que atendem diferentes perfis de usuários, devendo oferecer serviços e produtos característicos de bibliotecas escolares, universitárias e especializadas. Focaliza a etapa de diagnóstico organizacional, que identifica as potencialidades e limitações da instituição, com base em indicadores de qualidade oriundos de convenções técnicas nacionais e internacionais. Diante disso, parte da seguinte questão problema: que indicadores devem ser utilizados para identificar os pontos fortes, os pontos fracos e os pontos neutros das bibliotecas dos Institutos Federais? Objetiva identificar categorias a serem analisadas no processo de diagnóstico em unidades de informação e indicadores de qualidade, relacionados à estrutura física, nos documentos regulatórios que estabelecem diretrizes para bibliotecas com características similares às bibliotecas dos Institutos Federais. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo. Em suas considerações finais, evidencia a importância do planejamento em bibliotecas; constata que a análise de conteúdo de diretrizes para bibliotecas escolares, bibliotecas universitárias e sobre acessibilidade possibilitou a identificação de importantes indicadores sobre estrutura física das bibliotecas dos Institutos Federais; e que a padronização dos conceitos e das formas de coleta dos dados no diagnóstico organizacional beneficiará o trabalho em rede realizado nos Institutos Federais.