ONIX for Books e MARC21: elementos de correspondência entre os padrões de metadados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i2.53362

Palavras-chave:

ONIX for Books, MARC21, padrões de metadados, metadados.

Resumo

Os metadados são utilizados em diferentes domínios que adotam certos padrões de metadados para a organização, uso e recuperação da informação. Por conseguinte, o presente estudo possui o objetivo de indicar os elementos de correspondência entre o padrão de metadados ONIX for Books, utilizado para metadados editoriais, com o MARC21, padrão amplamente utilizado por bibliotecas. Para isso, caracterizam-se os dois padrões, apresentando seus elementos de metadados, estrutura e campos. Na metodologia foi adotada a revisão bibliográfica e documental usando os sites das instituições mantenedoras dos padrões de metadados. O estudo conclui que a finalidade dos dois padrões de metadados é distinta, porém passível de diálogo, ocorrendo correspondência na maioria de seus elementos.

Biografia do Autor

Izabelly Gomes da Rocha

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Grupo de pesquisa: Observatório de Tendências: Interoperabilidade e Metadados para Organização do Conhecimento (OTIMOc).

Márcia Feijão de Figueiredo, Professora adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-IBIBC/UFRJ-ECo). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa