Análise bibliométrica e contextual da obra “conexões”: Filosofia deleuziana em evidência
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.56831Palavras-chave:
Deleuze, Ciência da Informação, Educação, bibliometria.Resumo
Esta pesquisa analisa as referências da área de educação tendo como corpus a coleção Conexões da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), buscando identificar as principais contribuições do filósofo Gilles Deleuze. Trata-se de um estudo reflexivo, exploratório e descritivo de abordagem bibliométrica. Os Seminários que deram origem às obras Conexões tiveram Gilles Deleuze como escopo temático. Na análise de citação observa-se a proximidade de outros filósofos em torno da filosofia de Gilles Deleuze, seja os que com ele formularam posições importantes no interior da filosofia da diferença, como é o caso de Félix Guattari, sejam outros pensadores contemporâneos da dupla como Michel Foucault, Zourabchvilli ou Rancière. Destaca-se também a posição do pesquisador Silvio Gallo, liderança brasileira nos estudos de Foucault e Deleuze na instituição-sede dos seminários Conexões. No que se refere às instituições de afiliação dos autores destacam-se a Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Espírito Santo, além de diversas instituições internacionais, como Universidade da Georgia, USA e Universidade de St. Andrews na Escócia. As áreas do conhecimento dos autores dos capítulos que mais se destacaram foi a Educação seguida da área de Artes e Filosofia. As obras de Gilles Deleuze mais citadas foram Mil Platôs e O Que é Filosofia?. Os estudiosos de Gilles Deleuze e Felix Guattari se espraiam por várias áreas do conhecimento. Os principais conceitos filosóficos presentes nos livros Conexões foram destacados oportunizando mostrar o esforço dos pesquisadores na criação conceitual, a principal atividade da filosofia.Referências
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