O comportamento do termo conhecimento na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.58126Palavras-chave:
Conhecimento, Comportamento, Termo, Ciência da Informação,Resumo
O conceito de conhecimento perpassa por uma sequência de etapas que vão desde os dados brutos, informações pré-processadas e diretrizes de transformação. O termo conhecimento, enquanto elemento que constitui a tríade juntamente com dado e informação, também estudados na Ciência da Informação, pode apresentar característica generalista ao ser analisado em um contexto isolado quando extraídos de um corpus. Desta maneira, o problema da pesquisa se apresenta: de que maneira tem se apresentado o comportamento do termo conhecimento na Ciência da Informação? Buscou-se identificar e discutir o comportamento do termo conhecimento em publicações da área da Ciência da Informação. A metodologia da pesquisa foi dividida entre o referencial teórico, construído a partir de artigos científicos e livros publicados na área do conhecimento estudada, e a pesquisa empírica, realizada por meio da construção de algoritmos utilizando a linguagem de programação Python, que permitiu extrair a frequência de termos de 2.448 documentos científicos publicados entre os anos de 2012 a 2018. Enquanto resultado, o termo conhecimento, em sua forma raiz, tem apresentado comportamento do tipo contínuo com característica regular ao longo do período analisado. Entretanto, os termos de composição constituídos a partir do termo conhecimento, que somados atingem 34,74%, apresentam diferentes comportamentos, dentre eles termos como sociedade_conhecimento e base_conhecimento, que são considerados em desuso, e organização_conhecimento e gestão_conhecimento, considerados em ascensão junto ao domínio de linguagem durante o período analisado.
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