Website do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG

proposta de reestruturação baseada em Arquitetura da Informação

Autores

  • Celsiane Aline Vieira Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0002-4233-3300
  • Jordânia Quintão Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0002-5981-3036
  • Jéssica Pereira do Nascimento Universidade Federal Fluminense (UFF), Marinha do Brasil https://orcid.org/0000-0001-8029-0199
  • Viviane Lilian dos Santos Barrozo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0002-5893-4354
  • Elisangela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0003-4357-8016
  • Gercina Angela De Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0003-0735-3856
  • Benildes Coura dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
  • Michely Jabala Mamede Vogel Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-0311-3161

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.61398

Palavras-chave:

, arquitetura de informação, interação homem-computador, recuperação da informação, usabilidade (programas de computador).

Resumo

A Arquitetura da Informação (AI), utilizada como modelo para analisar a estrutura de informações em ambientes digitais compartilhados, contribui para a organização, navegação, acessibilidade, representação e apresentação da informação nesses espaços, adequando-os às necessidades dos usuários. De cunho teórico e prático, este artigo tem por objetivo geral realizar uma análise preliminar, a partir dos elementos da Arquitetura da Informação, do website do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como procedimento metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa básica, com os procedimentos de natureza exploratória, baseada na abordagem de design thinking, a partir de suas fases, a saber: (1) imersão, (2) análise e síntese, (3) ideação, (4) prototipação e (5) testes. Para esse projeto, foram utilizadas apenas as 3 primeiras etapas. Posteriormente, quando as melhorias puderem ser implementadas, adotaremos a prototipagem e os testes. Conclui-se que há a necessidade de melhorias nos sistemas de busca, navegação, rotulagem e organização do website do CAED, além da necessidade de torná-lo mais acessível, aplicando as tecnologias assistivas.

Biografia do Autor

Celsiane Aline Vieira Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃODO CONHECIMENTO

Jordânia Quintão Viana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

Doutoranda e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG).

Jéssica Pereira do Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF), Marinha do Brasil

Bibliotecária no posto de Primeiro-Tenente da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), exercendo a função de Encarregada da Divisão de Gerência e Coordenação da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM).

Viviane Lilian dos Santos Barrozo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

Doutoranda e Mestra em Gestão e Organização do Conhecimento (Ciência da Informação) pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPG-GOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (2020-2022).

Elisangela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

Professora Adjunto

PhD em Ciência da Informação
Chefe do Departamento de Org. e Tratamento da Inf. ECI/UFMG

Representante da ECI no Conselho Universitário/UFMG

Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento

Gercina Angela De Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

Professora Titular no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Benildes Coura dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação (ECI), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)

Professora Adjunto do Departamento de Organização e Tratamento da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais

Michely Jabala Mamede Vogel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora na Universidade Federal Fluminense nas graduações de Biblioteconomia e Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas (EOOCI).

Referências

AMARAL, Sueli Angélica do. Web sites: uso de tecnologias no cumprimento das funções da biblioteca. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 15-40, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30. Acesso em: 16 abr. 2020.

ARAUJO, L. D. S.; VECHIATO, F. L. Análise do ambiente informacional digital do tribunal superior eleitoral. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102263. Acesso em: 17 fev. 2021.

BARKER, I. What is Information Architecture? KM Column, set, 2015. Disponível em: https://www.steptwo.com.au/papers/kmc_whatisinfoarch/. Acesso em: 02 jul. 2023.

BRASIL. Governo Digital. Brasília, 27 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras Acesso em: 28 jun. 2023.

BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 84-92, 2008. p. 85

BROWN, T. Change by Design: how Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. New York: Harpercollins E-Books, 2009.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Elsevier, 2010.

CROSS, N. Design thinking: understanding how designers think and work. London: Bloomsbury Visual Arts, 2018.

DILLON, A.; TURNBULL, D. Information Architecture. In: DEKKER, M. Encyclopedia of Library and Information Science. Austin: Taylor & Francis, 2005. DOI: 10.1081/E-ELIS-120017582. Disponível em: https://donturn.com/publications/Dillon-Turnbull-2005-Information-Architecture.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

DOCSIGN. Quais são as etapas do Design Thinking e suas principais abordagens? DocuSign Blog,2021. Disponível em: https://www.docusign.com.br/blog/quais-sao-etapas-do-design-thinking-e-suas-principais-abordagens-confira. Acesso em: 02 jul. 2023.

GARRETT, J. J. The elements of user experience: user centered design for the web and beyond. 2. ed. Berkeley, CA: News Riders, 2011.

KUNIAVSKY, M. Smart things: Ubiquitous Computer User Experience Design. Burlington: Morgan Kaufmann, 2010.

LEÓN, Rodrigo Ronda. La Arquitectura de Información y las Ciencias de la Información. No Solo Usabilidad Journal, n. 4. abr. 2005.

LIMA, G. A, . Arquitetura da Informação. In: Miranda, Roberto Campos da Rocha (org.). Arquitetura da Informação na Câmara dos Deputados. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359091792_Arquitetura_da_Informacao. Acesso em: 26 jun 2023.

OLIVEIRA, H. P. C. de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. 2013 [i.e. 2014]. 202 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110387. Acesso em: 26 jun. 2023

OLIVEIRA, H. P. C. de; LAZZARIN, F. A. Arquitetura da Informação em portais de notícias: implicações relacionadas a sobrecarga cognitiva e desorientação do usuário. Ciência da Informação, v. 44, n. 3, 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ ciinf/article/view/1777. Acesso em: 21 jan. 2021.

OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; SOUZA, Ráisa Mendes Fernandes de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições para os ambientes virtuais de aprendizagem. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. especial, p. 65-83, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42604.65-83. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42604. Acesso em: 5 fev. 2021.

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Information Architecture for the World Wide Web. O’Reilly: Sebastopol, CA, 2002. 461 p.

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Information Architecture for the World Wide Web: Designing Large-Scale Web Sites. 4th Edition. Sebastopol, CA: O'Reilly Media, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Centro de Apoio à Educação a Distância. Disponível em: https://www.ufmg.br/ead/. Acesso em: 22 jan. 2021.

W3C BRASIL. Cartilha de acessibilidade na web. [S.l. : s.d.]. Disponível em: https://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html. Acesso em: 10 fev. 2021.

WURMAN, Richard Saul. Information Architects. Zurich: Graphis Press, 1996.

Downloads

Publicado

18-01-2024

Como Citar

Araujo, C. A. V., Viana, J. Q., Nascimento, J. P. do, Barrozo, V. L. dos S., Aganette, E. C., De Lima, G. A., … Vogel, M. J. M. (2024). Website do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG: proposta de reestruturação baseada em Arquitetura da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 8(2), 135–166. https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.61398

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa