Pesrpectiva discente sobre a formação em tratamento temático da informação

uma incursão sobre a graduação bibliotecária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.62902

Resumo

Aborda o tratamento temático da informação em sua dimensão formativa, tendo como base a visão do aluno que cursa disciplinas do eixo técnico de formação em Biblioteconomia, especificamente as dedicadas a essa vertente de representação do conteúdo documental. Objetiva analisar a percepção discente sobre o tratamento temático da informação, a partir da formação em nível de graduação bibliotecária nesse eixo. Constitui pesquisa descritiva na forma de estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Emprega o questionário como técnica de coleta dos dados. Os resultados demonstram que os discentes possuem experiência no processamento técnico da informação e demonstram intenção de atuação nesse âmbito, associam o tratamento temático da informação principalmente aos processos de classificação, indexação e condensação, além do que o percebem enquanto eixo individualizado na organização da informação, da mesma forma que na esfera do ensino praticado na graduação bibliotecária, mediante disciplinas especificamente detidas ao teor documental. Conclui-se que, no caso em estudo, o tratamento temático da informação é percebido pelo corpo discente em sua especificidade.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

06-05-2024

Como Citar

Oliveira, L. P. de. (2024). Pesrpectiva discente sobre a formação em tratamento temático da informação: uma incursão sobre a graduação bibliotecária. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e62902. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.62902

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa