Perspectiva discente sobre a formação em tratamento temático da informação

uma incursão sobre a graduação bibliotecária

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.62902

Résumé

Aborda o tratamento temático da informação em sua dimensão formativa, tendo como base a visão do aluno que cursa disciplinas do eixo técnico de formação em Biblioteconomia, especificamente as dedicadas a essa vertente de representação do conteúdo documental. Objetiva analisar a percepção discente sobre o tratamento temático da informação, a partir da formação em nível de graduação bibliotecária nesse eixo. Constitui pesquisa descritiva na forma de estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Emprega o questionário como técnica de coleta dos dados. Os resultados demonstram que os discentes possuem experiência no processamento técnico da informação e demonstram intenção de atuação nesse âmbito, associam o tratamento temático da informação principalmente aos processos de classificação, indexação e condensação, além do que o percebem enquanto eixo individualizado na organização da informação, da mesma forma que na esfera do ensino praticado na graduação bibliotecária, mediante disciplinas especificamente detidas ao teor documental. Conclui-se que, no caso em estudo, o tratamento temático da informação é percebido pelo corpo discente em sua especificidade.

Biographie de l'auteur-e

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Références

BRAZ, Márcia Ivo; CARVALHO, Evanise Souza de. Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 2496-2509, 2017.

DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. rev. Brasília: Briquet de Lemos, 2013. 115 p.

FUNARO, Vânia Martins Bueno de Oliveira; VALLS, Valéria Martin. Formação do bibliotecário e o usuário da informação: abordagem curricular nos cursos de Biblioteconomia e C.I do estado de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2013.

GRACIOSO, Luciana de Souza; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; SIMÕES, Maria da Graça de Melo. “Tratamento temático da informação” na pesquisa brasileira em Ciência da Informação: percursos e relações. Scire, Zaragoza, v. 25, n. 2, p. 23-34, jul./dic. 2019.

GUEDES, Emanuel Guedson Ferreira; MARTINHO, Noemi Oliveira; MORAES, João Batista Ernesto de. O assunto na Ciência da Informação: a questão do aboutness. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2009.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 77-99, jan./jun. 2008.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. Ibersid, Zaragoza, v. 3, p. 105-117, 2009.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Pesquisa discente em Biblioteconomia no Brasil: elementos para uma política em cursos de graduação. TransInformação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 55-62, jan./jun. 2002.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; DANUELLO, Jane Coelho; MENEZES, Pedro José Menezes. Ensino de tratamento temático da informação (T.T.I.) nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise de capacitação e produção científica docente com vistas ao delineamento de políticas integradas para área. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES, 7., / ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FERREIRA, Gustavo M.; FREITAS, Maria Fernanda M. Correntes teóricas do tratamento temático da informação: uma análise de domínio da presença da catalogação de assunto e da indexação nos congressos de ISKO-España. In: PÉREZ PAIS, Carmen; GONZÁLEZ BONOME, María de los Ángeles (ed.). 20 años del Capítulo Español de ISKO: actas del X Congreso ISKO-España. Ferrol: Universidade da Coruña, 2011. p. 181-194.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Tradução de Míriam Vieira da Cunha. Brasília: IBICT, 1994. 540 p.

LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. Estado atual do ensino da Biblioteconomia no Brasil e a questão da Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 1, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 1973.

MAIMONE, Giovana Deliberali; KOBASHI, Nair Yumiko; MOTA, Denysson. Indexação: teoria e métodos. In: SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos (Orgs.). Tópicos para o ensino de Biblioteconomia: volume 1. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 73-85.

MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; GRACIOSO, Luciana de Souza. Tratamento temático da informação a partir dos trabalhos publicados nos anais do capítulo brasileiro de ISKO: pontos de partida, identidade nacional e agentes epistêmicos. In: SIMÕES, Maria da Graça; LIMA, Gercina Ângela de (coord.). Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. p. 49-82.

MEDEIROS, Graziela Martins de; VITAL, Luciane Paula; BRÄSCHER, Marisa. Tratamento temático da informação em documentos arquivísticos: estudo dos anais da ISKO e do GT2 do ENANCIB. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. jan./ago. 2016.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.

OLIVEIRA, Lais Pereira de. Formação e prática em indexação e resumos: um estudo com discentes da graduação em Biblioteconomia. Biblionline, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 25-39, 2018.

OLIVEIRA, Lais Pereira de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Instrumentos, processos e produtos do Tratamento Temático da Informação: um estudo nos anais da ISKO-Brasil (2012-2019). Scire, Zaragoza, v. 26, n. 1, p. 47-56, en./jun. 2020.

OLIVEIRA, Lais Pereira de; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Tratamento temático da informação: análise sobre abordagens e enfoques em artigos científicos da área de Ciência da Informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 83-100, jul./dez. 2019.

PANDO, Daniel Abraão. Epistemologia da organização da informação: uma análise de sua cientificidade no contexto brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2018.

PEREIRA, Eliane Ribeiro; OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de; CHAVES, Maria Cecília de Carvalho. Uma análise preliminar dos percursos acadêmicos dos estudantes ingressantes nos cursos da FACC/UFRJ. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 157-181, jul./dez. 2020.

PINTO, Elton Mártires. História do ensino de Biblioteconomia no Brasil: da fundação na Biblioteca Nacional à criação na Universidade de Brasília. 2015. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SANTOS, Jussara Pereira. Reflexões sobre currículo e legislação na área da Biblioteconomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 1-12, 1998.

SILVA, Kamilla Pereira; ALAUZO, Jorge Luiz Cativo. Empoderamento no processo formativo da Biblioteconomia: utopia tecnicista ou realidade possível? Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-20, jul. 2019.

SOUSA, Brisa Pozzi de. Representação temática da informação documentária e sua contextualização em biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 132-146, jul./dez. 2013.

SOUSA, Brisa Pozzi de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A classificação bibliográfica no contexto do tratamento temático da informação: um estudo com protocolo verbal individual em bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 796-813, jan./jun. 2013.

TANUS, Gabrielle Francinne de S. C. (Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. esp. 45 anos, p. 171-194, 2018.

TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’Evedove. Atuação bibliotecária no tratamento temático da informação em unidades informacionais: um estudo comparativo qualitativo-quantitativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

Publié-e

2024-05-06

Comment citer

Oliveira, L. P. de. (2024). Perspectiva discente sobre a formação em tratamento temático da informação: uma incursão sobre a graduação bibliotecária. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e62902. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.62902

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa