Bibliotecas comunitárias

revisão sistemática de literatura e apontamentos para ações de extensão universitária no Território do Sisal – Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.64863

Resumo

Bibliotecas comunitárias caracterizam-se por serem espaços geralmente situados em locais periféricos, formados por e para as comunidades, sem vínculos com o poder público, e que têm na participação dos sujeitos seu principal vetor de articulação para realização de ações culturais. Tendo em vista a obtenção de informações para o desenvolvimento de ações de extensão universitária junto a estes espaços no Território do Sisal, foi realizada uma revisão sistemática de literatura pautada pela seguinte questão: qual o estado das investigações sobre bibliotecas comunitárias na produção stricto sensu no Brasil em relação a aspectos acadêmico-institucionais e epistemológicos? A base de dados escolhida foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e, a partir dos critérios de inclusão, foram selecionados 29 trabalhos, sendo 4 teses e 25 dissertações. Os resultados apontam para: a) do ponto de vista acadêmico-institucional, maior concentração de trabalhos no eixo sul-sudeste e na área de Ciência da Informação, com regularidade na produção e expressiva presença de dissertações e b) do ponto de vista epistemológico, a quase ausência de explicitação do posicionamento epistemológico, a variedade temática, de objetos e de recursos metodológicos de produção, análise e de proposições. As conclusões da revisão agregam contribuições para pensar as ações extensionistas, dentre as quais destacam-se compreender as bibliotecas comunitárias a partir de suas características próprias; elaborar, junto aos sujeitos, estratégias que potencializem suas atuações, como a construção de uma rede territorial de bibliotecas comunitárias e o compartilhamento de conhecimentos que favoreçam a produção de atividades culturais e o fortalecimento da cidadania.

Biografia do Autor

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia/Professor

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Mestrando

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicanalista (Escola de Formação- NAPSI). Psicólogo. Professor da rede de educação básica do Estado da Bahia no município de Salvador. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) vinculado à UNEB.

Vilb´égina Monteiro dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Professora

Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2011), especialista em Políticas de Cuidado em Perspectiva de Gênero pela Clacso (2021), especialista em Estudos Comparados em Literaturas em Língua Portuguesa (2003) pela UESC e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Docente do curso de Comunicação Social - Rádio e TV da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, tecnologias digitais, identidade, diversidade, recepção midiática e políticas culturais e de comunicação.

Referências

AKONBERG, Anthony Kwaku. Understanding systematic reviews and meta-analysis. Arch Dis Child, Upsala, v. 90, n. 8, p. 845-848, Aug. 2005. DOI: 10.1136/adc.2004.058230. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/7704439_Understanding_systematic_reviews_and_meta-analysis. Acesso em: 5 maio 2024.

ALVES, Mariana de Souza. Práticas leitoras e informacionais nas bibliotecas comunitárias em rede da releitura – PE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25344. Acesso em: 5 maio 2024.

BADKE, Todêsca. Biblioteca popular: uma experiência no bairro das Laranjeiras. Palavra-Chave, São Paulo, n. 4, p. 18-9, maio 1984.

BARBOSA, Lucas Lima. Agora é nós por nós! A insurgência da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

BARROS, José D’Assunção. A construção da teoria nas Ciências Humanas. Petrópolis: RJ: Vozes, 2018.

BARROS, Mirelly da Silva. Contação de histórias no ensino superior: o florescer de conhecimentos sobre a primeira infância sob a luz de Vygotsky. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da criança e do adolescente) – Programa de Pós-graduação em Saúde da criança e do adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64182. Acesso em: 05 mai. 2024.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/about/home. Acesso em: 05 mai. 2024.

BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2012.

CABRAL, Francine Conde. Práticas informacionais em bibliotecas comunitárias: o discurso do sujeito coletivo sobre desinformação e empoderamento. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 5 ago. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/252778. Acesso em: 05 mai. 2024.

CAPES. Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG: Documento final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselho-superior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao. Acesso em: 10 set. 2023.

CARVALHO, Beatriz Teixeira de. Bibliotecas comunitárias: atuação cultural, contribuição social e humana a classes populares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

CASAL, Celvio Derbi. Mundos-Conjuntos: ecologias atencionais e a coemergência de territórios existenciais com bibliotecas periféricas e suas (in) comunidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 16 maio 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/262587. Acesso em: 5 maio 2024.

COELHO, Clara Duarte. As bibliotecas comunitárias e o fomento à leitura: uma análise da Rede Leitora Terra das Palmeiras de São Luís-MA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: https://repositorio.uel.br/items/6613bb37-db24-4f71-89e7-c232a719e9bd; Acesso em: 5 maio 2024.

COSTA, Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

COSTA, Lêda Maria Ramos. Biblioteca de caráter público e práticas leitoras. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7835/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Final%20pronta.pdf. Acesso em: 5 maio 2024.

EMBRAPA. Território do Sisal. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/territorios/territorio-sisal/carcateristicas-do-territorio. Acesso em: 05 mai o 2024.

FERREIRA, Ligia Leite Castelli. Biblioteca como infraestrutura de apoio para a Educação a Distância. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9788?show=full. Acesso em: 5 maio 2024.

FERREIRA, Silvania Alves. Produção científica sobre biblioteca pública nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AMWGHP. Acesso em: 5 maio 2024.

FINGER, Yasmin Wink. Sozinha eu ando bem, mas com você ando melhor: as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Maria da Conceição do Nascimento. Formação de comunidades leitoras na Baixada Fluminense: O PMLL e as bibliotecas comunitárias. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://sinapse.gife.org.br/download/formacao-de-comunidades-leitoras-na-baixada-fluminense-o-pmll-e-as-bibliotecas-comunitarias. Acesso em: 4 maio 2024.

GONÇALVES, Vânia Helena. Proposta para aplicação de desbaste no acervo da Biblioteca Comunitária da UFSCar. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7193/DissVHG.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 4 maio 2024.

HENRIQUES, Márcio Simeone. A dinâmica da comunicação para a mobilização social nas práticas da extensão universitária. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 24-34, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18931. Acesso em: 26 jun. 2024.

JESUS, Ingrid Paixão de. Dimensões da mediação da informação em projeto de extensão para leitura: o caso do Projeto Lapidar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 25 fev. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33898. Acesso em: 5 maio 2024.

JESUS, Marisa S. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do Estado da Bahia. Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, Salvador, v. 7, 2007. Disponível em: https://bibliotextos.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/08/implantac3a7c3a3o-da-bibliotecas-comuntc3a1rias-no-estado-da-bahia.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, 2004.

LU, Yi Chieh. Crowdsourcing: como a sabedoria das multidões pode interessar ao campo de pesquisa e ação da Ciência da Informação. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12088. Acesso em: 8 maio 2024.

MACHADO, Elisa Campos. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/pt-br.php. Acesso em: 4 maio 2024.

MACHADO, Elisa Campos. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 7, n. 2, p. 80-94, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1976. Acesso em: 26 jun. 2024.

MADELLA, Rosangela. Bibliotecas comunitárias: espaços de interação social e desenvolvimento pessoal. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93628?show=full. Acesso em: 22 maio 2024.

MAIA, Georgia Fernanda Rodrigues; BARRADAS, Jaqueline Santos. Gestão de bibliotecas comunitárias: experiências bem-sucedidas no Brasil. Revista Conhecimento em Ação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 27-58, 2022. DOI: 10.47681/rca.v7i2.53186. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/53186. Acesso em: 27 jun. 2024.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos e Pesquisas em comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

MARTINS, Gabriella Braga Andrade. Organização da informação em bibliotecas comunitárias: relações a construir para uma função social a cumprir. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 21 set. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39183/1/Organiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20em%20bibliotecas%20comunit%C3%A1rias_Rela%C3%A7%C3%B5es%20a%20construir%20para%20uma%20fun%C3%A7%C3%A3o%20social%20a%20cumprir.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

MAYER, Isabel Aparecida dos Santos. Parelheiros idas e vi(n)das: ler, viajar e mover-se com uma biblioteca comunitária. 2021. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 25 mar. 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-22052021-173836/pt-br.php. Acesso em: 22 maio 2024.

NASCIMENTO, Eneida de Paula. Dimensões da mediação da leitura em bibliotecas comunitárias: um estudo de múltiplos casos na cidade de Salvador. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30929. Acesso em: 22 maio 2024.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas, Colima, México, n. 3, p. 161-190, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/316/31652406009/31652406009.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.

PRISMA STATEMENT. Disponível em: https://www.prisma-statement.org/. Acesso em: 05 mai. 2024.

RENESTO, Ana Paula Carneiro. Jovens leitores em meios populares: paradoxais constituições leitoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

RIBEIRO, Laíse Oliveira. As bibliotecas comunitárias e a luta por incidência em políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas: estudo da Rede Leitora – Ilha literária em São Luís/MA. 2018. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.

RIDLEY, Diana. The literature review: A step-by-step guide for students. London: Sage, 2012.

SAMPAIO, Tiago Santos et al. Revisão sistemática integrativa: proposta de abordagem metodológica qualitativa. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, Feira de Santana, v. 14, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.reacfat.com.br/index.php/reac/article/viewFile/291/297. Acesso em: 26 jun. 2024.

SANTANA, Gabriel Lopes. Escola em rede: bibliotecas comunitárias e as demandas sobre a gestão escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

SENNA, Ana. Capital social e capital cultural na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho da favela do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo no Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, dez. 2015. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/846/1/ANA_SENNA_FINAL.pdf. Acesso em: 8 maio 2024.

SILVA, Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da. É preciso estar atento: a ética no pensamento expresso dos líderes de bibliotecas comunitárias. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_df794e60a0481b621803794890e26242. Acesso em: 8 maio 2024.

SILVA, Roosewelt Lins. Tecnologias criativas em bibliotecas: processos informacionais e modos de produção de subjetividade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/152731. Acesso em: 4 maio 2024.

SILVEIRA, João Paulo Borges da. Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 23 fev. 2022. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/9947. Acesso em: 10 maio 2024.

SIMA, Aline Michele. A contribuição da biblioteca do IFMG – Campus Bambuí – para o desenvolvimento local e regional. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A8SJG8. Acesso em: 4 maio 2024.

TOIGO, Renata. Desafios da formação leitora em bibliotecas comunitárias: registro, arquivo e memória de leitura da literatura infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 10 jan. 2019. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8460. Acesso em: 4 maio 2024.

TÖNNIES, Ferdinand. Comunidade e sociedade como entidade típico-ideais. In: FERNANDES, Florestan (Org.) Comunidade e Sociedade. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 1973.

VIEIRA, Heloisa Maria. Bibliotecas comunitárias em Belo Horizonte: atores em cena. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECID-79CNHN. Acesso em: 4 maio 2024.

VIEIRA, Rita Cintia Pinto. Bibliotecas Comunitárias: espaços alternativos de acesso aos saberes registrados em Manaus. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 8 ago. 2013. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5480. Acesso em: 4 maio 2024.

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Santos Sampaio, T., Carneiro do Carmo Rodrigues, A., & Monteiro dos Santos, V. (2024). Bibliotecas comunitárias: revisão sistemática de literatura e apontamentos para ações de extensão universitária no Território do Sisal – Bahia. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e64863. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.64863

Edição

Seção

Artigos de Revisão