Evasão no Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas entre 2017 – 2021
perfil dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65236Palavras-chave:
Biblioteconomia, Universidade Federal do Amazonas, EvasãoResumo
Este estudo tem como objetivo investigar o perfil e os fatores que contribuíram para a evasão dos discentes no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no período de 2017 a 2021. A metodologia se caracteriza como qualitativa, para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para embasamento da análise do processo de desistência dos alunos. Com base no que foi relatado, o perfil dos respondentes, que evadiram, é composto, em sua maioria, por mulheres, entre 19 e 25 anos, no que tange à relação com o curso evadido, a baixa concorrência no vestibular foi um dos motivos para a escolha do curso. Com a identificação desses fatores, o curso de Biblioteconomia da UFAM poderá planejar ações mais eficazes para prevenir a evasão e garantir a permanência dos estudantes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Edilson Coutinho de. Retenção de discentes no curso de graduação em biblioteconomia da universidade federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7166. Acesso em: 9 jul. 2024.
BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos. Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica. 2010. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2010. 81 p.
BORGES, Vanusa Jardim; OLIVEIRA, Andrezza Pereira. Memória organizacional das matrizes curriculares do curso de biblioteconomia da universidade federal do Amazonas: 1962-2009. In: BARBALHO, Celia Regina Simonetti; INOMATA, Danielly Oliveira (orgs.). Informação em biblioteconomia. Manaus: EDUA, 2020. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5793. Acesso em: 1 abr. 2025.
BOUND, John; LOVENHEIM, Michael; TURNER, Sarah. Why have college completion rates declined? An analysis of changing student preparation and collegiate resources. American Economic Journal: Applied Economics, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 129-157, 2010. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/app.2.3.129. Acesso em: 1 abr. 2025.
BRASIL. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: ANDIFES; ABRUEM; SESu; MEC, 1996.
CARNEIRO, Valeria Nunes; MENEZES, Jean Michel dos Santos. Impacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre sua formação docente. Revista Cocar, Belém, v. 19, n. 37, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7128. Acesso em: 15 ago. 2024.
DUARTE, Luiza Matheus. Evasão no curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: 2008 a 2012. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/5918. Acesso em: 23 jul. 2024.
FERREIRA, Luiz Cláudio Costa; ALMEIDA, Alexandre Nascimento; SANTOS, Carolina Cassia Batista; KIPNIS, Bernardo. Assistência estudantil: uma avaliação de sua efetividade. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S.l.], v. 31, n. 112, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/47703?locale=es. Acesso em: 18 jul. 2024.
FURTADO, Vanessa Viégas Alves; ALVES, Tiago Wickstrom. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise com alunos. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 115-129, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7479. Acesso em: 8 ago. 2024.
GATTI, Bernardete A.; VIANNA, Heraldo Marelim; DAVIS, Claudia. Problemas e impasses da avaliação de projeto e sistemas educacionais: dois estudos de caso. Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4, p. 7-26, 1991. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/n4/n4a02.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Keycinara Batista de; PIMENTEL, Elizabeth Tavares. Vocação profissional e impactos na evasão universitária. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Corunha, v. extr., n. 3, p. A3-61, 2017. Disponível em: https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.03.2744/pdf. Acesso em: 7 ago. 2024.
NERI, Marcelo. Motivos da evasão escolar. Brasília: Fundação Getulio Vargas, 2009.
PECEGUEIRO, Cláudia Maria Pinho de Abreu; MARINHO, Raimunda Ramos. Interações tecnológicas e estratégias de ensino em tempos de pandemia de Covid-19. REBECIN, São Paulo, v. 9, número especial, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/314/365. Acesso em: 15 ago. 2024.
RUMBERGER, Russell W. Dropping out of middle school: a multilevel analysis of students and schools. American Educational Research Journal, [S.l.], v. 32, n. 3, p. 583-625, 1995. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00028312032003583. Acesso em: 22 jul. 2024.
SANTELICES, María Verónica et al. Determinants of persistence and the role of financial aid: lessons from Chile. Higher Education, [S.l.], v. 71, n. 3, p. 323-342, 2016. Disponível em: https://repositorio.uc.cl/handle/11534/38338. Acesso em: 22 jul. 2024.
SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v10n1/v10n1a07.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.
SANTOS, Solange Huber. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso no curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas In: GONÇALVES, Eliane Silveira; AGUIAR, Leandro Coelho de; AZEVEDO, Rodolfo Almeida (orgs.). Arquivologia no Amazonas: panorama dos primeiros 10 anos do curso de arquivologia da UFAM (2009 a 2019). Manaus: EDUA, 2022.
SILVA, Gideon Soares da. Retenção e evasão no ensino superior no contexto da expansão: o caso do curso de engenharia de alimentos da UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/9342. Acesso em: 8 ago. 2024.
SIMÕES, Priscila Pessoa; MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Concursos públicos em biblioteconomia: estudo do curso de biblioteconomia da UFAM em relação a provas aplicadas no Amazonas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. especial, p. 255-274, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/509/428. Acesso em: 1 abr. 2025.
SOARES, Priscila da Cruz; FERREIRA, Maria Mary. A evasão no curso de biblioteconomia da universidade federal do maranhão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB, 2013. p. 1-20. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/184738. Acesso em: 28 jun. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Manaus: UFAM, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
