Evasão no Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas entre 2017 – 2021

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65236

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Universidade Federal do Amazonas, Evasão

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o perfil e os fatores que contribuíram para a evasão dos discentes no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no período de 2017 a 2021. A metodologia se caracteriza como qualitativa, para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para embasamento da análise do processo de desistência dos alunos. Com base no que foi relatado, o perfil dos respondentes, que evadiram, é composto, em sua maioria, por mulheres, entre 19 e 25 anos, no que tange à relação com o curso evadido, a baixa concorrência no vestibular foi um dos motivos para a escolha do curso. Com a identificação desses fatores, o curso de Biblioteconomia da UFAM poderá planejar ações mais eficazes para prevenir a evasão e garantir a permanência dos estudantes.

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Biografia do Autor

Levi Antonio Faneco Rabelo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2023), é membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA), é membro do BIBLIOQUÊ? Podcast. 

Luiz Fernando Correia de Almeida, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Especialista no Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental Ciência é Dez! (2022) pelo Instituto Federal do Amazonas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Doutoramento em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas, vinculado a linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia e membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, comunicação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ciência aberta e produção de conhecimento na Amazônia.

Suely Oliveira Moraes Marquez , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. UFAM. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Manaus: UFAM, 2008.

Publicado

08-09-2025

Como Citar

Antonio Faneco Rabelo, L., Correia de Almeida, L. F., & Oliveira Moraes Marquez , S. (2025). Evasão no Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas entre 2017 – 2021: perfil dos alunos. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e65236. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65236

Edição

Seção

Artigos de Revisão