Normas Regulamentadoras da Inteligência Artificial no Brasil

definições da ABNT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65554

Palavras-chave:

inteligência artificial, Associação Brasileira de Normas Técnicas, ética, pesquisa científica, comunicação científica

Resumo

A Inteligência Artificial tem se destacado como um dos recursos tecnológicos mais presentes e impactantes da sociedade atual. Com os recorrentes avanços na capacidade computacional da Inteligência Artificial, surgem preocupações acerca das consequências de sua utilização em diversas áreas, entre elas a academia científica, que demanda rígidos critérios e ética em seu meio. Considerando esse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi discutir possíveis impactos no contexto tecnológico, informacional e científico das Normas Brasileiras: 22989, 23894, 24027, 38507 e 42001 no primeiro semestre de 2024. Foram pesquisados na literatura científica conceitos de inteligência artificial, ética, pesquisa científica e comunicação científica. Para atingir o objetivo geral, foi realizada uma pesquisa básica, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental. Como resultados, apresenta-se uma breve caracterização e discussão das aludidas normas, bem como suas aplicações e limitações. Conclui-se que as normas apresentam diversas contribuições para organizações que utilizam ou pretendem utilizar Inteligência Artificial em suas práticas, mas também podem ser consideradas por acadêmicos e pesquisadores no desenvolvimento de suas investigações científicas, tendo em vista aspectos tecnológicos e informacionais, apoiados por Inteligência Artificial.

Biografia do Autor

Danielle Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bibliotecária da Faculdade de Educação da UFMG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017).

Aline Pimenta Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Biblioteconomia e gestão de bibliotecas escolares (2018). Atualmente é Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Acervo dos Escritores Mineiros (Faculdade de Letras). Mestranda no programa de pós graduação em Gestão e Organização do conhecimento (UFMG).

Jordana Rabelo Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2003). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais e bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. 

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação (Gestão e Organização do Conhecimento) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Brasil. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) da ECI/UFMG, Brasil.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Líder da Linha de Pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC-PPGGOC/UFMG, 2019-2021). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da Universidade Federal de Alagoas (Observinter/UFAL, 2011-atual) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG, 2020-atual), registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (2013-2015). Subchefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI/ECI, 2021-2022). Avaliadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2021-2022). Participação n o XII Seminário Internacional Red Estrado, realizado em Lima, Peru e na Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente - Pesquisa Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, realizada em Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos e serviços de informação, comunicação científica e estudos bibliométricos, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Vice-Presidente, Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional e Membro do Grupo de Trabalho Parlamentar do Conselho Federal de Biblioteconomia - 18 Gestão (2019/2021).

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

Oliveira, D. T. de, Almeida, A. P., Soares, J. R., Nascimento Silva, P., & Oliveira, D. A. (2025). Normas Regulamentadoras da Inteligência Artificial no Brasil: definições da ABNT. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e65554. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65554

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa