Biblioteca Escolar e o desenvolvimento de literacias

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DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65789

Resumo

A presente investigação discute aspectos relacionados à mediação da informação, mediação pedagógica e literacias no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação, em diálogos interdisciplinares com a área da Educação. Com isso, objetiva trazer reflexões sobre as possibilidades de atuação da pessoa bibliotecária no que concerne ao desenvolvimento de literacias no ambiente escolar, sobretudo a partir de ações que podem ser desenvolvidas pela biblioteca. Fundamenta-se em uma metodologia exploratória quanto aos objetivos, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados como BRAPCI, Portal de Periódicos da CAPES, Abecin, IFLA, entre outras. Os resultados demonstraram que a pessoa bibliotecária tem competências e habilidades para desenvolver literacias no ambiente escolar, atreladas às práticas de mediação da informação e pedagógica. Ademais, salienta-se a importância de construir uma biblioteca escolar acolhedora para maximizar os seus benefícios. Conclui-se que para contribuir com o desenvolvimento de literacias informacionais, seja com educandos ou educadores, se torna importante a ação bibliotecária, visto que há apelos social e político emergentes, somados a muitos desafios, tanto na educação quanto no acesso à informação de qualidade para o exercício da cidadania.

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Teixeira Chaves, I., & Eugenia Cavalcante, L. (2024). Biblioteca Escolar e o desenvolvimento de literacias. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e65789. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65789

Edição

Seção

Mediação da Informação para Emancipação Social