Mediação da Informação e ensino superior

a promoção do protagonismo social através da inclusão digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65976

Resumo

Com base na função social da universidade em contribuir para a emancipação dos sujeitos mediante o ensino-aprendizagem contínuo e gradativo, este estudo tem como objetivo geral evidenciar a mediação da informação como um construto teórico-prático para o desenvolvimento de competências e habilidades no ensino superior, por meio dos ambientes e das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva em seus objetivos, adotando uma abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e estudo de campo durante o estágio em docência, no primeiro período do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, durante o semestre de 2022.1. Os resultados destacam que a mediação da informação pode ser uma ferramenta significativa na prática docente, permitindo compreender as singularidades dos estudantes e suas principais dificuldades, facilitando ações que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem. Além de promover a inclusão digital, a mediação emerge como um aspecto fundamental no ensino superior, reduzindo desigualdades e possibilitando o protagonismo social ao longo da formação educacional. Conclui-se que a mediação da informação e suas dimensões, como construto disciplinar da Ciência da Informação, desempenha um papel importante na formação acadêmica, contribuindo para a redução de desigualdades, o desenvolvimento do senso crítico, a justiça social e o protagonismo dos indivíduos. Essas dimensões merecem ser exploradas em mais pesquisas de natureza aplicada, abrangendo os inúmeros contextos e grupos de usuários/as possíveis.

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Hugo Teixeira, V., Teixeira Chaves, I., Kelli Martins, G., & França de Lima, I. (2024). Mediação da Informação e ensino superior: a promoção do protagonismo social através da inclusão digital. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e65976. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65976

Edição

Seção

Desafios às Ações Mediadoras