Os Centros de Documentação como lugares de memória e de conhecimento

entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65844

Palavras-chave:

Centros de Documentação, Memória Institucional, Arquivos, Bibliotecas, Museus

Resumo

Circunscreve os centros de documentação por meio das funções atribuídas aos serviços ofertados aos usuários, define ainda que as possibilidades de atuação dos CEDOC, como gestão dos documentos, a disseminação cultural e a preservação da memória institucional. Justificativa: O interesse de pesquisa nesta temática partiu do entendimento da relevância desses espaços como responsáveis pela criação do senso de pertencimento dos seus participantes pós o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Objetivo: O artigo objetiva conceituar e estabelecer os elementos que fundamentam os centros de documentação. Para isto, expõe as aproximações e distanciamentos dos conceitos e características dos arquivos, bibliotecas e museus, a fim de demonstrar as principais diferenças, diante de outras fontes de informação e memória. E, dentro desse contexto, responsáveis pela preservação de sua identidade institucional através do tempo. Como procedimento metodológico, esta pesquisa se caracteriza, do ponto de vista da sua natureza, como uma Pesquisa Básica. Método: Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, como uma Pesquisa Qualitativa e Do ponto de vista de seus objetivos, enquanto uma Pesquisa Exploratória. Para a realização da pesquisa, utilizou como método a Pesquisa Bibliográfica. Conclusão: Por fim, encontram-se como resultados que, em um ponto de vista semântico, os centros de documentação desempenham as mesmas funções de outras instituições de memória e de gestão de forma híbrida, embora cada um tenha suas particularidades.

Biografia do Autor

Thayron Rodrigues Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI|UFF (2023), mestre em Ciência da Informação pelo PPGI|IBICT-UFRJ (2017) e pós-graduado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRJ (2020).  Professor Assistente assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-UFRJ).

Adriana Moraes Pessoa do Rego Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-UFRJ).

João Victor Maiani Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduando do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-UFRJ).

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Publicado

17-06-2025

Como Citar

Rangel, T. R., Barros, A. M. P. do R., & Pereira, J. V. M. (2025). Os Centros de Documentação como lugares de memória e de conhecimento: entre teoria e prática. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e65844. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65844

Edição

Seção

Artigos de Revisão