Mapeamento de fluxos de informação para elaboração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65963Palavras-chave:
projeto pedagógico de curso, fluxos de informação, instituições de educação superiorResumo
A pesquisa traz uma análise do processo de elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso de graduação (PPC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nos atrasos recorrentes entre 2021 e 2023 e na complexidade dos fluxos de informação envolvidos. O objetivo foi mapear esses fluxos para identificar gargalos informacionais e subsidiar a criação de uma cartilha que esclareça as etapas e os procedimentos do processo. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas, análise documental e bibliográfica, além do uso das ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM) para representar graficamente as atividades e o fluxo de informações. Os resultados revelaram pontos críticos consolidados em uma matriz de governança, incluindo ausência de documentos assinados, devolutivas entre coordenação e setores institucionais, análise morosa pelas instâncias superiores e dificuldades na conferência de fichas de componentes curriculares. Um fator agravante identificado foi a falta de sincronização entre as datas das instâncias envolvidas, o que prejudica a fluidez do processo. Como contribuição prática, foram propostas ações institucionais para aprimorar os fluxos informacionais, com vistas à melhoria da qualidade e agilidade na elaboração e revisão dos PPCs. A cartilha informativa desenvolvida visa orientar os agentes envolvidos, padronizar procedimentos e minimizar falhas recorrentes.
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