Mapeamento de fluxos de informação para elaboração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65963

Palavras-chave:

projeto pedagógico de curso, fluxos de informação, instituições de educação superior

Resumo

A pesquisa traz uma análise do processo de elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso de graduação (PPC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nos atrasos recorrentes entre 2021 e 2023 e na complexidade dos fluxos de informação envolvidos. O objetivo foi mapear esses fluxos para identificar gargalos informacionais e subsidiar a criação de uma cartilha que esclareça as etapas e os procedimentos do processo. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas, análise documental e bibliográfica, além do uso das ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM) para representar graficamente as atividades e o fluxo de informações. Os resultados revelaram pontos críticos consolidados em uma matriz de governança, incluindo ausência de documentos assinados, devolutivas entre coordenação e setores institucionais, análise morosa pelas instâncias superiores e dificuldades na conferência de fichas de componentes curriculares. Um fator agravante identificado foi a falta de sincronização entre as datas das instâncias envolvidas, o que prejudica a fluidez do processo. Como contribuição prática, foram propostas ações institucionais para aprimorar os fluxos informacionais, com vistas à melhoria da qualidade e agilidade na elaboração e revisão dos PPCs. A cartilha informativa desenvolvida visa orientar os agentes envolvidos, padronizar procedimentos e minimizar falhas recorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Farias Torres, Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em Meio Ambiente.  Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da da Informação (UFRN)
Técnico em Assuntos Educacionais, atuando na Pró-Reitoria de Graduação na Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico na Divisão de Acompanhamento de Cursos (DIACOM). 

Nancy Sánchez-Tarragó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Documentación e Información Científica. Universidad de Granada (Espanha). Pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFRN.

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFPE.

Referências

AL-HAKIM, Latif. Web-based hospital information system for managing operating theatre waiting list. International Journal of Healthcare Technology and Management, v. 7, n. 3- 4, p. 266–282, dez. 2005.

AL-HAKIM, Latif. Modelling information flow for surgery management process. International Journal of Information Quality, v. 2, n. 1, p. 60-74, jul. 2008.

ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira; SILVA, Edna Lúcia da; VARVAKIS, Gregório. Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 57-79, jan./mar. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2601. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22486. Acesso em: 10 abr. 2024.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

BIANCHI, Micheli Fernanda Prigol. Os elementos constituintes do projeto político pedagógico na contemporaneidade. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, 2015. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/1211/1/BIANCHI.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução: Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.

D’ÁVILA, Rafael. Modelagem de processos organizacionais utilizando a matriz de estrutura baseada em atividades. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26., 2006, Fortaleza. Anais[...]. Fortaleza: UFCE, 2006. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr450313_6795.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

DURUGBO, Christopher; TIWARI, Ashutosh; ALCOCK, Jeffrey R. Modelling information flow for organiz ations: a review of approaches and future challenges. International Journal of Information Management, Guildford, v. 33, n. 3, p. 597-610, jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2013.01.009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268401213000121. Acesso em: 10 abr. 2024.

FREITAS, Maralice. Enade 2023: UFRN entre as 20 melhores universidades federais do país. Portal da UFRN, Natal, 11 abr. 2025. Disponível em: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/89414/enade-2023-ufrn-entre-as-2o-melhores-universidades-federais-do-pais. Acesso em: 22 maio 2025.

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, 1994, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: MEC/Sef, 1994. p. 576-581. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/60b90f87-e2ec-44d3-8c2a-2d5555706aaa/Pressupostos%20do%20projeto%20pedag%C3%B3gico%20%281994%29.pdf . Acesso em: 10 abr. 2024.

GARCIA, Regis; FADEL, Bárbara. Cultura organizacional e as interferências nos fluxos informacionais (IFI). In: VALENTIM, Marta (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 211-234. Disponível em: https://books.scielo.org/id/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171-11.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

KREMER, Jeannette M. Os gatekeepers na engenharia. Revista IBICT Ciência da Informação, Brasília, v. 10, n. 1, p. 19-33, 1981. DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v10i1.158. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/158. Acesso em: 15 out. 2024.

LESCA, Humbert; ALMEIDA, Fernando C. de. Administração estratégica da informação. Revista de Administração, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 66-75, jul./set. 1994. Disponível em: https://advsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/09/administracao-estrategica-da-informacao.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

LIRA, Luciana Pessoa Guedes; SILVA, Eli Lopes; PRESSER, Nadi Helena. Modelagem do fluxo de informações do processo de aposentadoria: aplicação em uma universidade pública federal brasileira. Informação & Sociedade: Estudos, UFPB, v. 30, p. 1-29, jul./set. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/53524/31126. Acesso em: 10 abr. 2024.

McGEE, James; PRUSAK, Laurence. Introdução. In: Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

MEDEIROS, Neyjmme de Fátima. Diagnóstico sobre projetos pedagógicos das licenciaturas presenciais do CCET/UFRN. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29551. Acesso em: 10 abr. 2024.

SAUPE, Rosita; ALVES, Elioenai Dornelles. Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 60-67, abr. 2000. D OI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/w5mmG5TQTsLXdcjcHzQ47CK/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2024.

TORRES, José Carlos de Farias. Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientadora: Nancy Sánchez Tarragó. 2024. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/items/2f992e56-b5cb-4c51-89b5-1dd6cd7955e1. Acesso em: 22 maio 2025.

TORRES, José Carlos de Farias. Cartilha de projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Jun. 2025. Disponível em: https://josecarlosftorres.my.canva.site/cartilha-de-projeto-pedag-gico-de-cursos-de-gradua-o-da-universidade-federal-do-rio-grande-do-norte. Acesso em: 22 maio 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n° 016/2023-CONSEPE, de 4 de julho de 2023. Atualiza o regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2023a. Disponível em: https://prograd.ufrn.br/documento.php?id=86686401. Acesso em: 9 abr. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Gestão 2023-2027. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN: EDUFRN, 2023b. Disponível em https://ufrn.br/resources/documentos/planodegestao/Plano_de_Gestao_2023-2027.pdf. Acesso em: 12 out 2024.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Ambientes e fluxos de informação em contextos empresariais: o caso do setor cárnico de Salamanca/Espanha. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, SP, v. 7, n. especial, p. 299-323, 1º sem. 2013. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.17.p299.

VAKKARI, Pertti. Task complexity, problem structure and information actions: Integrating studies on information seeking and retrieval. Information Processing & Management, v. 35, n. 6, p. 819-837, nov. 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0306-4573(99)00028-X. Acesso em: 13 ago. 2024.

VILLAGARCÍA ZEGARRA, Sofía Lilianne. Diretrizes para a elaboração de um modelo de gestão dos fluxos de informações como suporte à logística em empresas construtoras de edifícios. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-18012002-111909/. Acesso em: 13 ago. 2024.

VITAL, Luciane Paula; FLORIANI, Vivian Mengarda; VARVAKIS, Gregório. Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão: revisão. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 85-103, jun./jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5335. Acesso em: 18 out. 2024.

XU, Yinshuo; SLAUGHTER, Geoff.; AL-HAKIM, Latif. Information flow perspective for capturing the impact of corporate environmental performance on the cost of debt. In: International Conference on Cooperation and Promotion of Information Resources in Science and Technology, 4., 2009, Beijing, China. Proceedings […]. Beijing, China, 2009. p. 204-209. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/5361862. Acesso em: 13 ago. 2024.

Publicado

05-08-2025

Como Citar

Torres, J. C. de F., Sánchez-Tarragó, N., & Presser, N. H. (2025). Mapeamento de fluxos de informação para elaboração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e65963. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.65963

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa