Apontamentos epistêmicos didáticos sobre o uso das ilustrações científicas

um estudo semiótico frente aos tipos, coerência e adequação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67422

Palavras-chave:

epistemologia, ilustração, didática, informação, cultura

Resumo

A ilustração é uma estratégia epistêmica que se caracteriza como tudo aquilo que foge à regra da escrita linear, mas que informa, explica ou auxilia no entendimento de algo. Como utilizar a ilustração na pesquisa científica como estratégia para organizar, disseminar e decodificar a mensagem científica? O objetivo foi delimitar o uso epistêmico da ilustração na pesquisa científica, a partir dos seus tipos, de sua coerência e de sua adequação. Esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizou o método semiótico documental, tomou como base o referencial dos estudos das imagens e uma inclinação epistêmica interdisciplinar complementar, e fez uso do aplicativo CorelDRAW. Justifica-se pela filosofia do senso comum, segundo a qual, na ciência, uma imagem não vale mais do que mil palavras, porque as ilustrações não são capazes de expressar a densidade de uma teoria científica, apenas a representam. No âmbito das ciências, o uso da ilustração na pesquisa científica ocorre a partir de cinco perspectivas: ilustração como corpus, ilustração como sistema, ilustração como dado, ilustração como informação e ilustração estética. Elas atendem a quatro premissas básicas: promovem a transmissão de frações da informação de forma objetiva, clara e precisa de um construto científico; ajudam o pesquisador a organizar suas ideias no texto; têm o potencial de estimular a capacidade sensorial e de percepção do leitor para apreciar a ilustração, que envolve informação e dado, sendo este último vinculado ao texto; configuram-se como prova científica e devem ser compendiadas apenas como uma representação, e não como o objeto científico.

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Biografia do Autor

Lília Mara Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é pós-graduada em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2011) e graduada em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), atualmente é professora na educação básica e tutora do curso Letras-Língua Portuguesa na UERN/UAB.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Docente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP),  Doutora em Educação (ULBRA/RS, 2024). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/BH/2013). Graduada em Psicologia (UNINCOR/MG/2009), Pedagogia (FBN/AM/2023) e Ciências Sociais (ÚNICA, 2024). Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022).Especialista em áreas interdisciplinares (Psicologia, Gestão, Direitos Humanos, Educação Especial, outros) É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogias Culturais e Pedagogias do Corpo (GPCCORP/UEAP).

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Psicologia, Biblioteconomia, Letras Inglês. Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. 

Eliane Epifane Martins, Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) e bibliotecária na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém/PA (CODEM). Realiza pesquisas na área da Ciência da Informação, memória e patrimônio cultural.

Antônio Cosme Menezes Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

O autor possuiu graduação no curso de Psicologia pela Universidade da Amazônia - UNAMA, em 2016. Concluiu o curso de especialização (Lato Sensu) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em Psicologia Clínica: abordagem Psicanalítica, em 2018. Tem experiência com Psicologia Social uma vez que atuou no CRAS - Camboatã no município paraense de Paragominas, atuou, ainda, como estagiário voluntário de Psicologia no Hospital de Referência Oncológica, Ophir Loyola em Belém-Pará. No âmbito dos estágios obrigatórios, dedicou-se a rede municipal de ensino, com atuação em duas escolas, sendo elas EMEF Amália Paumgartten e EMEF Alzira Pernambuco e ao Sistema de Justiça, através do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com ênfase em Psicologia Jurídica e exercício na Terceira Vara da Infância e Juventude. Atualmente é servidor técnico administrativo em educação (TAE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Áreas de atuação do autor são Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica, Psicologia Social, Psicologia da Saúde e Hospitalar e Psicologia da Educação. 

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Publicado

21-11-2025

Como Citar

Menezes, L. M., Cruz, A. P. L. M., Santana, S. R. de, Martins, E. E., & Menezes Neto, A. C. (2025). Apontamentos epistêmicos didáticos sobre o uso das ilustrações científicas : um estudo semiótico frente aos tipos, coerência e adequação. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e67422. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67422

Edição

Seção

Artigos de Revisão