Apontamentos epistêmicos didáticos sobre o uso das ilustrações científicas
um estudo semiótico frente aos tipos, coerência e adequação
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67422Palavras-chave:
epistemologia, ilustração, didática, informação, culturaResumo
A ilustração é uma estratégia epistêmica que se caracteriza como tudo aquilo que foge à regra da escrita linear, mas que informa, explica ou auxilia no entendimento de algo. Como utilizar a ilustração na pesquisa científica como estratégia para organizar, disseminar e decodificar a mensagem científica? O objetivo foi delimitar o uso epistêmico da ilustração na pesquisa científica, a partir dos seus tipos, de sua coerência e de sua adequação. Esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizou o método semiótico documental, tomou como base o referencial dos estudos das imagens e uma inclinação epistêmica interdisciplinar complementar, e fez uso do aplicativo CorelDRAW. Justifica-se pela filosofia do senso comum, segundo a qual, na ciência, uma imagem não vale mais do que mil palavras, porque as ilustrações não são capazes de expressar a densidade de uma teoria científica, apenas a representam. No âmbito das ciências, o uso da ilustração na pesquisa científica ocorre a partir de cinco perspectivas: ilustração como corpus, ilustração como sistema, ilustração como dado, ilustração como informação e ilustração estética. Elas atendem a quatro premissas básicas: promovem a transmissão de frações da informação de forma objetiva, clara e precisa de um construto científico; ajudam o pesquisador a organizar suas ideias no texto; têm o potencial de estimular a capacidade sensorial e de percepção do leitor para apreciar a ilustração, que envolve informação e dado, sendo este último vinculado ao texto; configuram-se como prova científica e devem ser compendiadas apenas como uma representação, e não como o objeto científico.
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Referências
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