A oferta de serviços e produtos de informação para alunos de cursos de graduação na modalidade de educação a distância

Autores

  • Débora Elena Speranza do Nascimento
  • Nysia Oliveira de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4774

Palavras-chave:

Educação a distância, Serviços e produtos de informação, Bibliotecas universitárias

Resumo

A expansão da Educação a Distância - EaD, ao longo do tempo, possibilitou a ampliação dos números de cursos e oferta de vagas nas universidades, ocasionando também alterações significativas nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, a presente pesquisa procurou refletir sobre a atuação das bibliotecas universitárias no contexto da EaD, visando identificar a percepção destas quanto às mudanças que ocorrem no ambiente da universidade, no qual estão inseridas, de modo a cumprir efetivamente seu papel social como disseminadora de informação. Assim, foi realizado o estudo de caso das bibliotecas universitárias integrantes do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - SiBI/UFRJ, com objetivo geral de verificar se estas bibliotecas prestam serviços e oferecem produtos de informação aos alunos matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância da universidade. Para isso, foi adotado como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, desenvolvida no campo bibliográfico, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com vistas a construir o referencial teórico, e no campo empírico, por meio de contato direto com os gestores das bibliotecas universitárias selecionadas e com a coordenação do SiBI/UFRJ, utilizando a técnica de entrevistas para coleta de dados. Nesta pesquisa foram selecionadas as bibliotecas que atendem diretamente as áreas de conhecimento dos cursos de graduação a distância, oferecidos pela UFRJ no Consórcio CEDERJ, sendo os dados obtidos confrontados com a literatura revisada, por meio de análise qualitativa. Como resultado foi possível inferir que, no caso das bibliotecas analisadas, o atendimento aos alunos dos cursos de graduação a distância não ocorre do mesmo modo que aos alunos dos cursos de graduação presencial. Apesar da existência desse atendimento, este ainda não se encontra formalizado, apoiado em políticas que considerem os alunos dos cursos a distância efetivamente como parte do corpo discente da universidade e, por conseguinte, público-alvo das bibliotecas. Por fim, foram propostas recomendações a serem implantadas tanto no âmbito institucional, quanto no âmbito das bibliotecas integrantes do SiBI/UFRJ, de modo a propiciar a inclusão dos alunos dos cursos de graduação na modalidade a distância efetivamente no corpo discente da universidade.

Biografia do Autor

Nysia Oliveira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ e ministra as disciplinas Serviço de Referência, Recursos Informacionais I e II. Doutora em Políticas públicas e formação humana pela UERJ e Mestre em Memória Social e Documento pela UNIRIO. Formada em Biblioteconomia pela UNIRIO.

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Publicado

19-03-2017

Como Citar

Nascimento, D. E. S. do, & Sá, N. O. de. (2017). A oferta de serviços e produtos de informação para alunos de cursos de graduação na modalidade de educação a distância. Revista Conhecimento Em Ação, 1(2), 150. https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4774

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa