Um plano de inteligência Cultural para reduzir o déficit de talentos

um estudo comparativo entre a Alemanha e o Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.59185

Abstract

Este artigo levanta a discussão da importância de criar conhecimento e experiência relevantes através do desenvolvimento da Inteligência Cultural - CI de estudantes brasileiros, as vítimas da fuga de cérebros,

A fim de explicar o impacto da IC na Gestão do Conhecimento - KM e Inteligência Organizacional - OI este trabalho explora o desenvolvimento de um modelo de IC baseado em KM e OI (modelo CKI) e mudar a "cultura de dependência do estudante" e, portanto, reduzir o déficit de talentos no Brasil.

O modelo CKI é construído com base nos resultados de 101 entrevistas em duas Universidades brasileiras e duas Universidades alemãs e testa empiricamente 3 hipóteses através da Modelagem da Equação Structurall.

Infelizmente, a emigração brasileira para os países da OCDE, decolou especialmente em 2017, crescendo 24% em relação ao ano anterior. No ranking dos países que mais mantêm profissionais qualificados, o Brasil caiu 25 posições entre 2019 e 2020: de 45º para 70º.

palavras-chave: fuga de cérebros, inteligência cultural, indústria 4.0, gestão do conhecimento, cultura nacional, inteligência organizacional.

Author Biography

Cristiano Trindade De Angelis, Skema Business School

Me chamo Cristiano Trindade De Angelis e sou pesquisador com doutorado em Estratégia e Gestão de Projetos em Lille na Franca com reconhecimento da COPPEAD/UFRJ.

Published

2024-01-18

How to Cite

De Angelis, C. T. (2024). Um plano de inteligência Cultural para reduzir o déficit de talentos: um estudo comparativo entre a Alemanha e o Brasil. Revista Conhecimento Em Ação, 8(2), 3–23. https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.59185

Issue

Section

Relatos de Pesquisa