Reconhecimento dos(das) discentes bolsistas residentes sobre o processo de afiliação
o lugar da biblioteca universitária nessa trajetória
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.66502Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Afiliação estudantil, Mediação da informaçãoResumo
Acredita-se que os serviços oferecidos na biblioteca universitária desempenham um papel crucial no processo de afiliação estudantil e podem favorecer a permanência dos(das) discentes. A afiliação, geralmente, ocorre no primeiro ano após ingresso do (aa) discente e perpassa por três tempos: estranheza, aprendizagem e afiliação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi evidenciar, segundo os(as) discentes bolsistas do serviço de residência universitária (SRU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como a ambiência da biblioteca universitária contribui para o processo de afiliação estudantil. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de estudo de caso, visto que o estudo tomou como objeto as bibliotecas da UFBA. A técnica de coleta de dados foi a aplicação de questionários, sendo os(as) participantes que responderam esses instrumentos os(as) discentes bolsistas residentes do Serviço de Residência Universitária da UFBA. Nesse sentido, as considerações deste estudo indicam que as bibliotecas universitárias, ao realizarem a mediação da informação, possuem um elevado potencial de contribuir com o processo de afiliação estudantil. Mas faz-se necessário que as atividades sejam planejadas estrategicamente com foco nos(as) estudantes bolsistas residentes e que essas ações ocorram de maneira contínua, com ampla divulgação, para que esses sujeitos sejam acolhidos e incluídos, alcançando a emancipação e uma postura protagonista.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR; Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos; SILVA, R. J. da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9- 32.
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/toc.oa?id=275&numero=705. Acesso em: 16 nov. 2024.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516. Acesso em: 3 dez. 2024.
LACERDA, Izabella Pirro; VALENTINI, Felipe. Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 413-423, maio/ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018022524.
SANTOS, Raquel do Rosário. Gestão dos dispositivos de comunicação da web social: potencializando as atividades de mediação da informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias brasileiras. 2015. 305 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8018. Acesso em: 16 nov. 2024.
SANTOS, Raquel do Rosário; GOMES, Henriette Ferreira; DUARTE, Emeide Nóbrega. O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, abr. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35415. Acesso em: 16 nov. 2024.
SILVA FILHO, Penildon. A democratização da universidade brasileira por meio das cotas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 199-219, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/770. Acesso em: 21 out. 2024.
SOUZA, Rafael Cipriano de; COSTA, Maria Aparecida Tenório Salvador da. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 362-385, abr./jun. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2008- 2010. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/PDI%202008%20-%202010%20Complemento0.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Regimento Interno da Reitoria. Salvador, 9 maio 2013. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/Regimento_Reitoria_web.pdf. Acesso em: 21 nov. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
