Sobre la revista

A Revista Conhecimento em Ação (RCA) é um periódico científico de acesso aberto e publicação de fluxo contínuo, vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atua como um meio de compartilhamento dos desdobramentos de estudos e pesquisas conduzidos nos domínios da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins.

Teve o seu primeiro número publicado no ano de 2016 e recebeu o extrato B1 no Qualis da CAPES 2017-2020. A RCA tem como objetivo promover debates e reflexões críticas sobre os processos de produção, organização, mediação e disseminação da informação e do conhecimento técnico-científico em face das transformações da sociedade. Contribui para a disseminação e promoção de novos conhecimentos no campo da informação.

O periódico é de acesso aberto e aceita manuscritos em português, inglês e espanhol, provenientes de docentes, pesquisadores, discentes, especialistas e profissionais, difundindo assim os resultados de estudos e pesquisas realizados na Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas correlatas.

A avaliação dos trabalhos é conduzida por meio do sistema double blind peer review, garantindo o anonimato tanto dos autores quanto dos avaliadores. Além disso, conta com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais em seu corpo editorial.

e-ISSN: 2525-7935

Periodicidade

A partir de 2024, a RCA adotou um formato de publicação de fluxo contínuo, permitindo a publicação regular de artigos, além da possibilidade de lançamento de números especiais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação das produções científicas é realizada por intermédio do sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores.

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

  1. Estrutura formal do trabalho: correção, clareza e coerência de linguagem; adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações;
  2. Estrutura teórico-conceitual do trabalho: abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área; clareza e articulação dos conceitos e ideias apresentadas; atualização dos conceitos e originalidade;
  3. Outros aspectos cujos avaliadores julgarem como relevantes.