Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial

Autores/as

  • Samira de Souza Brandão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.36979

Palabras clave:

Cognição. Conhecimento. Autopoiese. Enação

Resumen

Este texto discute por meio da apresentação de um breve contexto que envolve o conhecimento e as ciências cognitivas, os conceitos introdutórios da teoria da autopoiese e da enação, especialmente nos estudos dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela e de que forma influenciaram a visão de cognição incorporada nas ciências cognitivas. A metodologia é de caráter bibliográfico, que se sustenta em informações já publicadas, e como resultado entende que essa corrente teórica enxerga a cognição como uma atividade atribuidora de sentidos que emergem a partir do ciclo ação-percepção, surgindo um mundo de significados para alguém, sob um determinado ponto de vista.

Biografía del autor/a

Samira de Souza Brandão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Artista, pesquisadora, Mestre em Artes, doutoranda do Programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC/SP e professora do curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP.

Publicado

2021-06-24

Cómo citar

Brandão, S. de S. (2021). Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial. Revista Conhecimento Em Ação, 6(1), 71–86. https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.36979

Número

Sección

Relatos de Pesquisa