Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.36979Palabras clave:
Cognição. Conhecimento. Autopoiese. EnaçãoResumen
Este texto discute por meio da apresentação de um breve contexto que envolve o conhecimento e as ciências cognitivas, os conceitos introdutórios da teoria da autopoiese e da enação, especialmente nos estudos dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela e de que forma influenciaram a visão de cognição incorporada nas ciências cognitivas. A metodologia é de caráter bibliográfico, que se sustenta em informações já publicadas, e como resultado entende que essa corrente teórica enxerga a cognição como uma atividade atribuidora de sentidos que emergem a partir do ciclo ação-percepção, surgindo um mundo de significados para alguém, sob um determinado ponto de vista.Publicado
2021-06-24
Cómo citar
Brandão, S. de S. (2021). Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial. Revista Conhecimento Em Ação, 6(1), 71–86. https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.36979
Número
Sección
Relatos de Pesquisa