Comunicação no contexto organizacional: um estudo de caso com relatórios empresariais da Petrobrás sobre a diversidade por orientação sexual

Autores/as

  • Samira Loreto Edilberto Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4147

Palabras clave:

Orientação sexual. Comunicação corporativa. Sustentabilidade.

Resumen

O objetivo da presente pesquisa foi de identificar e analisar o conteúdo dos documentos oficiais de uma empresa acerca da diversidade por orientação sexual. Como objetivos específicos, desejou-se analisar criticamente a comunicação do posicionamento de uma companhia mediante seus discursos em documentos públicos sobre a diversidade por orientação sexual, identificar possíveis inconsistências, ausências ou falta de homogeneidade em tais relatórios, bem como iniciativas positivas que podem servir como boas práticas. Foi escolhida a empresa Petrobrás por possuir um discurso formal em relação à diversidade sexual com base nos critérios do Corporate Equality Index da Human Rights Campaign - HRC. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em seus documentos públicos como relatórios de sustentabilidade e o código de ética, tendo como método de tratamento de dados a análise de conteúdo. Foram constatadas inconsistências na comunicação por um lado, mas, por outro, alguns exemplos de boas práticas.

 

Biografía del autor/a

Samira Loreto Edilberto Pompeu

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio. Bacharel em Administração pela FACC/UFRJ. samira.lep@gmail.com

Publicado

2017-03-19

Cómo citar

Pompeu, S. L. E. (2017). Comunicação no contexto organizacional: um estudo de caso com relatórios empresariais da Petrobrás sobre a diversidade por orientação sexual. Revista Conhecimento Em Ação, 1(2), 74. https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4147

Número

Sección

Relatos de Pesquisa