Comunicação no contexto organizacional: um estudo de caso com relatórios empresariais da Petrobrás sobre a diversidade por orientação sexual
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.4147Palabras clave:
Orientação sexual. Comunicação corporativa. Sustentabilidade.Resumen
O objetivo da presente pesquisa foi de identificar e analisar o conteúdo dos documentos oficiais de uma empresa acerca da diversidade por orientação sexual. Como objetivos específicos, desejou-se analisar criticamente a comunicação do posicionamento de uma companhia mediante seus discursos em documentos públicos sobre a diversidade por orientação sexual, identificar possíveis inconsistências, ausências ou falta de homogeneidade em tais relatórios, bem como iniciativas positivas que podem servir como boas práticas. Foi escolhida a empresa Petrobrás por possuir um discurso formal em relação à diversidade sexual com base nos critérios do Corporate Equality Index da Human Rights Campaign - HRC. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em seus documentos públicos como relatórios de sustentabilidade e o código de ética, tendo como método de tratamento de dados a análise de conteúdo. Foram constatadas inconsistências na comunicação por um lado, mas, por outro, alguns exemplos de boas práticas.