Modelo metodológico para uma análise do campo político do Senado colombiano no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.64410Resumen
No início do projeto de pesquisa (2021), a plataforma era conhecida como Twitter. A partir de julho de 2023, sob a nova gestão de Elon Musk, a empresa passou por uma reestruturação da marca, adotando o nome X (X), o qual será usado neste documento, referindo-se ao antigo Twitter. Com a mudança de nome, a própria rede social incorpora os termos post e repost (postagem e repostagem), substituindo os termos tuíte e retuíte. Após a recente aquisição da plataforma de redes sociais X (Twitter) pelo empresário sul-africano, houve uma mudança notável no alinhamento ideológico do aplicativo, que parece inclinar-se cada vez mais para ideologias de extrema direita. Esse fenômeno tem suscitado considerável interesse e está sendo submetido a rigoroso exame e análise pelo renomado acadêmico Carlos Eduardo Lins da Silva (2023), que investiga as implicações e consequências desta transformação ideológica no contexto do discurso contemporâneo das redes sociais.
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