Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação: a transcendência da Teoria Crítica de Habermas e os paradigmas da Ciência da Informação

Auteurs-es

  • Jetur Lima de Castro UFPA
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UFPA

DOI :

https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2736

Mots-clés :

Epistemologia. Paradigmas. Teoria Crítica. Ciência da Informação

Résumé

A pesquisa visa compreender os paradigmas da CI a através da teoria crítica de Habermas, buscando através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas epistemológicas desses paradigmas a partir de um olhar histórico-hermenêutico. O objetivo é analisar criticamente os paradigmas da CI, visto que esses paradigmas são uma herança positivista das ciências empíricas, sobretudo da teoria matemática da comunicação, sendo uma veia em seu núcleo deixando entorpecida a CI pela objetividade. No percurso metodológico abordamos a investigação teórica, com auxílio da hermenêutica com base bibliográfica. Os resultados mostram que pode ser empregado dentro dos paradigmas da informação os estudos emancipatórios através de uma ação comunicativa. Por fim, devemos pensar nos terrenos tomados como verdade na CI na Biblioteconomia de modo a pensar em uma reforma necessária para reconstruir os paradigmas dirimidos da CI. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jetur Lima de Castro, UFPA

Graduando em Biblioteconomia - UFPA. Pesquisador/colaborador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - IBICT/Brasília. Menbro do Grupo de Filosofia Tématica da UFPA.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UFPA

Doutorando em Ciência da Informação - UFPB. Professor assistente A do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará - UFPA.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-08

Comment citer

Castro, J. L. de, & Silva, L. E. F. da. (2016). Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação: a transcendência da Teoria Crítica de Habermas e os paradigmas da Ciência da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 1(1). https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2736

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa