Educação corporativa e diversidade por orientação sexual: desafios e possibilidades no ambiente de trabalho
DOI :
https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.34044Mots-clés :
Gestão de pessoas, Educação corporativa, Treinamento, Diversidade, Orientação sexualRésumé
O objetivo desta pesquisa foi de identificar e analisar de que forma o tema da diversidade por orientação sexual está presente nas ações de educação corporativa de uma empresa, mais especificamente quais seriam os desafios e possibilidades de se abordar esta questão neste contexto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso (EISENHARDT, 1989; YIN, 2010), entrevistando trabalhadores de uma empresa que aborda a questão da diversidade sexual. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foram encontradas como possibilidades: aberturas pontuais para abordar a diversidade; educação pelo exemplo e liderança; propostas e iniciativas de melhoria da homofobia por conta de esforços individuais. Como desafios: a existência de treinamentos técnicos em detrimento dos reflexivos e as barreiras para aprovação do curso de diversidade; a ausência do curso de formação para todos os níveis; a falta de eficácia do treinamento por conta da presença da homofobia na empresa. O artigo proporciona tanto uma contribuição teórica, no sentido de ajudar a preencher uma lacuna no contexto nacional dos estudos de diversidade e educação corporativa, quanto prática, ao apresentar exemplos de outros contextos (MICKENS, 1994; BUTTON, 2001; DAY e GREENE, 2008), bem como e ao problematizar a prática da empresa aqui estudada.